Notícias

29jun

GRÊMIO SEMPRE CONTRA O RACISMO

Tricolor é pioneiro no país
Share Share Share Share
Numa época de globalização, onde a tecnologia aproxima cada vez mais os povos, não existe mais espaço para a intolerância.
Toda e qualquer atitude de preconceito, seja de que forma for, deve ser repudiada por todos aqueles que acreditam em um mundo de igualdade e de paz.
O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, sabedor de sua importância dentro do cenário mundial como instituição que lida com a paixão das pessoas independente de raça e credo, busca estar sempre focado em causas sociais que defendam a igualdade.
Dentro desta filosofia, não é de hoje que o Clube está engajando em campanhas anti-racismo: em 2005, o Grêmio foi pioneiro em implantar no seu dia-a-dia um projeto contra o racismo baseado na educação dos jovens de suas categorias de base.
Além de palestras e cursos envolvendo atletas, o Clube buscou conscientizar também o torcedor. Foram criadas campanhas publicitárias com os slogans: “100% Negro, Azul e Branco” e “Grêmio Azul Negro e Branco: sou gremista e não tolero racismo”. Houve uma farta distribuição de camisetas, desfile de faixas durante os jogos e divulgação nos veículos de comunicação do Clube como site oficial e TV, além da criação de uma comunidade no Orkut.
Mas a mobilização na parou por aí, nos bastidores, o Grêmio também assinou um Termo de Cooperação com o Ministério Público do Estado para campanha de conscientização contra o racismo nos estádios de futebol.
São apenas alguns exemplos de que não é de hoje o engajamento do Clube contra o preconceito racial.
Além disso, o Tricolor luta historicamente contra uma injustiça que dá conta ser o Clube um dos últimos do Brasil a aceitar negros em seu plantel.
Documentos guardados no nosso memorial dão conta que jogadores negros já defendiam as cores do Clube desde 1913 com Antunes. Depois vieram Adão (1926/35), Laxixa (1937/40), Mário Carioca, Hélio, Prego (anos 40) e Hermes (1948/50), além de Tesourinha, o primeiro a se destacar na era profissional em 1952.

Este texto é só para deixar evidente, mais evidente ainda, que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense repudia toda e qualquer forma de preconceito, seja ele qual for, e segue sendo um Clube multiracial onde todos são bem-vindos, historicamente.

notícias anteriores