LICENCIAMENTO DA MARCA

Licenciamento é um mecanismo legal pelo qual se autoriza e cede-se o direito de utilização de uma marca/imagem para reprodução e exploração comercial. Existe o conceito de que a marca é uma " propriedade". Assim, ela tem um dono (o Clube), que tem por direito auferir resultado com sua marca. Neste caso, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é uma marca registrada e, sobretudo, conta com um público fiel, o que faz dela um precioso ativo para gerar receita através dos produtos licenciados, ações de marketing e outras promoções.


A fim de esclarecer o mecanismo de licenciamento as partes são tratadas da seguinte forma;


LICENCIANTE = GRÊMIO - Proprietário da marca ou seja, possuidor legal do direito de explorar comercialmente o logo, escudo, mascote, cores, emblemas, imagens, conteúdos de imagem, fonográficos e todo conjunto que faça alusão a seu nome (marca).


LICENCIADO - Pessoa jurídica autorizada por meio de contrato a explorar a marca (propriedade) em contrapartida de ROYALTIES.


ROYALTIES - Taxa financeira ou percentual atribuido a título de remuneração pelo uso contínuo da marca (propriedade).


PIRATARIA - Expressão popular para comércio ilegal e não-autorizado da marca (propriedade) aplicada em produtos, classificado como crime de contrafação.


MINHA EMPRESA GOSTARIA DE SER LICENCIADA DO GRÊMIO.


CONTATO - Caso você queira informações sobre processo de licenciamento da marca do Grêmio, contate Sr. Fabiano Veronezi pelo e-mail licenciamento@gremio.net