Das Pioneiras às Gurias Gremistas

3ª FASE: 2017 - Atualmente – AS GURIAS GREMISTAS 

2017 marca o início de uma nova fase na história do futebol feminino gremista. Em parceria com a Associação Gaúcha de Futebol Feminino, o Grêmio reabriu seu departamento e montou sua equipe para a disputa do Campeonato Brasileiro A1 de 2017. O primeiro confronto do retorno da modalidade ao Clube ocorreu no dia 12 de março de 2017, quando o Tricolor venceu o Vitória-PE por 1x0, no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul/RS.   

Na imagem, a equipe antes da partida no Centro de Treinamento Presidente Hélio Dourado. CRÉDITOS: Grêmio F.B.P.A./Fotógrafo Lucas Uebel.

 

Os movimentos em busca da igualdade de gênero e a intensificação das denúncias de discriminação e violência contra as mulheres tiveram eco também no mundo do futebol. A partir de 2019, por determinação das entidades desportivas, passou-se a exigir que clubes participantes da série A do Campeonato Brasileiro e das copas Sul-Americana e Libertadores da América mantenham equipes de futebol feminino. Nesse contexto, o Grêmio tornou-se uma das primeiras equipes a atenderem a obrigatoriedade, reabrindo seu departamento ainda em 2017.  

 

Na imagem, as jogadoras entram em campo pedindo o fim da violência contra a mulher. CRÉDITOS: Grêmio F.B.P.A./Fotógrafo Lucas Uebe

  

Patrícia Gusmão foi a escolhida para comandar as #GuriasGremistas na volta do futebol feminino ao Grêmio. Com uma longa experiência no futebol, primeiro como atleta e depois como treinadora, Patrícia completou sua quinta temporada à frente da equipe tricolor em 2022. A comissão técnica de 2017 era composta ainda pelo assistente técnico Bagé, pela treinadora de goleiras Sol Farias, pelos preparadores físicos Mauro Cruz e Vainon Rodrigues e pelo fisioterapeuta Paulo Henrique. A direção do departamento ficou a cargo do histórico ex-atleta gremista Júlio Titow, o Yura. 

  

Campeãs Gaúchas de Futebol Feminino de 2018 

O terceiro título de Campeão Gaúcho de Futebol Feminino veio já no segundo ano do recomeço da modalidade no Grêmio. A dupla Gre-Nal chegou mais uma vez à final. A partida de ida ocorreu no Estádio Vieirão, lar da equipe gremista, e teve como resultado um 0x0. A escalação do técnico Yura Titow foi: Carla, Ji (Rafa), Bruna, Beta, Tchula (Carioca), Hadri, Taba, Luiza (Jé Alves), Thamires, Vitória (Gabi) e Andressinha (Carlinha).   

 

Na imagem, a equipe gremista da primeira partida da final do Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino de 2018. CRÉDITOS: Grêmio F.B.P.A./Fotógrafo Lucas Uebel.

 

O gol de Gabizinha que garantiu o empate em 1x1 no tempo regulamentar, a defesa da goleira Carla nos pênaltis e as cinco cobranças de excelência das jogadoras Thamirys, Beta, Rafa Ancheta, Carlinha e Taba consagraram o Grêmio como Campeão Gaúcho de Futebol Feminino de 2018. Para o jogo da final no dia 09 de dezembro de 2018, o técnico Yura Titow escalou: Carla, Ji (Carlinha), Bruna, Beta, Tchula, Hadri (Ana), Taba, Luiza (Carioca), Thamires, Vitória (Su) e Gabizinha (Rafa).   

Na imagem, as gremistas comemoram o Tricampeonato Gaúcho de Futebol Feminino no Estádio Beira-Rio. CRÉDITOS: Grêmio F.B.P.A./Fotógrafo Lucas Uebel.

  

Retorno à Série A1 do Brasileirão 

No dia 20/07/2019, após terem vencido o América-MG por 2x1 no jogo de ida das quartas de final do Brasileirão Feminino A2 de 2019, as Gurias Gremistas garantiram a volta do Grêmio à série A1 do campeonato ao empatarem em 0x0 com as mineiras no Vieirão. 

  

Na imagem, a equipe profissional que garantiu a volta do Grêmio à série A1 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. CRÉDITOS: Grêmio F.B.P.A./Fotógrafa Jéssica Maldonado.

 

Primeiro jogo na Arena do Grêmio 

A partida entre Grêmio e Corinthians pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro Feminino A1 de 2020 teve um cenário diferente. Atendendo a uma solicitação da CBF, pela primeira vez um jogo da equipe feminina tricolor foi disputado na Arena do Grêmio. A mudança de local foi simbólica e teve como objetivo principal dar mais visibilidade ao futebol de mulheres. 

  

Na imagem, a equipe gremista entra em campo na Arena vestindo a camisa alusiva ao Outubro Rosa. CRÉDITOS: Grêmio F.B.P.A./Fotógrafo Fernando Alves.

 

Maior Artilheira 

A ex-atacante Karina Balestra colecionou muitos momentos memoráveis no futebol, vários deles nas três temporadas em que integrou a equipe Tricolor. Com 56 gols, é dela o título de maior artilheira do Grêmio desde o retorno da modalidade ao Clube em 2017. A também ex-atleta da Seleção Brasileira se despediu dos gramados no final de 2020, após mais de 20 anos em campo.   

Na imagem, a capitã Karina Balestra em lance na partida entre Grêmio e Vitória-PE em 2017. CRÉDITOS: Grêmio F.B.P.A./Fotógrafo Lucas Uebel.

 

Categorias de Base 

Com o objetivo de formar atletas para a equipe profissional, a categoria sub-18 do futebol feminino do Grêmio foi estruturada em novembro de 2020 e contou com um grupo de cerca de 25 atletas. Em 2021, o plantel comandado por Yura Titow era composto por: Iasmin Paixão, Marina, Camargo, Cinthia, Duda Figueiró, Ana Guimarães, Badin, Carol Quaresma, Duda, Letícia Camilotti, Mari Pires, Raissa da Paz, Raíssa Rocha, Ana Ferreira, Giovanna, Jóice, Juju, Lary, Gabi Santos, Giulinha, Letícia Xing, Naiane, Nicoly, Nubia Cabral, Paola Kichler, Íris e Bruna Carioca. 

  

Tricampeã Gaúcha 

A conquista do Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino de 2018 fez Carlinha deixar definitivamente seu nome marcado na história do futebol feminino tricolor. A ex-atacante é a única atleta a ter participado de três títulos de campeão estadual do clube. A aposentadoria no final de 2020 não a afastou do mundo do esporte e atualmente é funcionária do Departamento de Futebol Feminino do Grêmio. 

 

Na imagem, Carlinha da Silva Antônio posa com as três faixas de Campeã Gaúcha e com a placa de homenagem recebida pelas mãos do Presidente Romildo Bolzan Jr. CRÉDITOS: Grêmio F.B.P.A./Fotógrafa Jéssica Maldonado.

 

Campeonato Brasileiro de 2021 

Com gols de Rafa Levis e Maiara, a vitória por 2x1 sobre a Ferroviária na 13ª rodada garantiu ao Grêmio a ida para as quartas de final do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino A1 de 2021, consolidando a equipe entre as oito melhores do país. 


É Seleção 

 A convocação da goleira Lorena Leite para a Seleção Brasileira de Futebol Feminino em agosto de 2021 foi mais um feito que demonstrou a força do futebol gremista e encheu a torcida de orgulho. Nascida em Ituverava/SP e com mais de 13 anos de carreira, a atleta chegou ao Clube em 2019 e suas defesas foram decisivas para a volta da equipe à série A1 do Campeonato Brasileiro naquele ano. Além de Lorena, diversas outras atletas com passagem pelo Grêmio brilharam na Seleção, como as atletas Desireé Godoy Flores e Maurine Dorneles Gonçalves, formadas dentro do Clube. 

  

Supercopa 2022 

Na disputa da Supercopa do Brasil de Futebol Feminino 2022, as jogadoras gremistas fizeram história mais uma vez. Após o empate em 1x1 no tempo regulamentar, a vitória nos pênaltis sobre o Flamengo na semifinal, tornou o Grêmio o primeiro clube gaúcho a chegar à final de uma competição nacional de futebol feminino. 

  

Na imagem, a equipe que disputou a final da Supercopa do Brasil contra o Corinthians. CRÉDITOS: Grêmio F.B.P.A./Agência PressDigital/Fotógrafo Robson Fernandjes.

  

Campeãs Gaúchas de Futebol Feminino de 2022 

Após um empate de 1x1 no primeiro jogo da final, a partida decisiva do Gauchão Feminino de 2022 foi disputada na Arena do Grêmio junto ao maior público gremista da história da modalidade no Clube. Com gols de Cássia, Luany, Karla Alves e Caty, a vitória de 4x1 sobre o rival Internacional deu ao Grêmio o título de Tetracampeão Gaúcho de Futebol Feminino. A escalação tricolor da técnica Patrícia Gusmão foi: Lorena, Sinara, Tuani (Mónica Ramos), Pati Maldaner, Jéssica Soares, Jessica Peña, Karla Alves, Rafa Levis (Caty), Luany (Dani Ortolan), Cássia e Lais Estevam (Dani Barão). 

  

Na imagem, as gremistas comemoram o Tetracampeonato Gaúcho de Futebol Feminino na Arena do Grêmio. CRÉDITOS: Grêmio F.B.P.A./Fotógrafo Fernando Alves.