“GERENCIAMENTO DE ASSOCIADOS

E FORMAÇÃO DE ATLETAS PARA O FUTEBOL”

A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um passo importante para qualquer organização preocupada em manter boas práticas de gestão e que pretenda melhorar a qualidade de seus serviços e a satisfação de seus clientes e profissionais.

Com esse intuito e atendendo ao estabelecido em seu planejamento estratégico, o Grêmio iniciou, com a consultoria da Lucem Sistemas Integrados de Gestão, sua trajetória de identificação e mapeamento de processos em 2009 e a preparação para a busca da Certificação ISO 9001:2008.

A ISO (International Organization for Standardization), com sede em Genebra, Suíça, e membros em mais de 170 países, é a organização que elabora a norma ISO 9001, tendo a ABNT como sua representante no Brasil. Essa norma disponibiliza um modelo de gestão de qualidade e é utilizada desde 1987 por milhares de empresas por todo o mundo e encarada como uma referência a nível internacional, independentemente da dimensão da organização ou da área de atividade em que atua, por permitir otimizar a performance e a qualidade do serviço prestado pelas empresas.

Válida por três anos, uma certificação ISO 9001 exige que a sua proprietária passe por auditorias de empresas certificadoras periodicamente. Assim, por meio dessas análises, a entidade atualiza o diagnóstico das condições de cada organização durante a vigência dessa chancela.

O Clube obteve sua primeira certificação na ISO 9001:2008 em junho de 2010, no escopo Gerenciamento de Associados, passando a constar entre os três únicos clubes de futebol no Brasil a ter certificação, com o sistema de qualidade mais abrangente entre todos na época, conforme levantamento da ABS Quality Evaluations, auditoria externa responsável pela recomendação.

Satisfeito com os resultados obtidos, o Grêmio iniciou a padronização de processos junto a seus profissionais atuantes nas Categorias de Base do Clube e, após 4 anos de trabalho, recebeu em dezembro de 2016 a recomendação da ampliação do escopo para Gerenciamento de Associados e Formação de Atletas para o Futebol, tornando-se o primeiro clube no Brasil a obter a certificação ISO 9001:2008 na área de Formação de Atletas.

Após o lançamento da nova versão da norma, que aumentou o foco sobre a análise de riscos e oportunidades, o contexto da organização e as partes interessadas, em dezembro de 2017 o Grêmio foi recomendado à certificação na versão ISO 9001: 2015, sendo o primeiro Clube, em âmbito nacional, a receber nova certificação.




POLÍTICA DA QUALIDADE

O futebol desperta a paixão e mobiliza de maneira intensa os mais diversos públicos, gerando impacto no dia a dia de torcedores, atletas, comunidades e demais interessados. Atuar nesse meio exige a competência das organizações para equilibrar interesses diversos, de forma a alcançar a sua missão.

O Grêmio, como um clube de primeiro nível no futebol mundial, tem como elemento impulsionador da busca de seus objetivos as seguintes diretrizes:

  • Perseguir resultados relevantes para Sócios e torcedores;
  • Disponibilizar produtos e serviços compatíveis com a grandeza do Clube e com a expectativa de Sócios e torcedores;
  • Desenvolver um ambiente propício ao crescimento e com oportunidades para todos os envolvidos;
  • Ter respeito constante à legislação, às normas e aos regramentos, sejam eles específicos do futebol ou aplicáveis ao negócio;
  • Atuar de forma contínua no aprimoramento de suas operações.

 

OBJETIVOS DA QUALIDADE

  • Aumentar a satisfação e a percepção de valor dos associados;
  • Ampliar o número de associados;
  • Aumentar a participação dos associados nos eventos e promoções do Grêmio;
  • Aumentar a receita oriunda do Quadro Social;
  • Prestar atendimento cordial, ágil e eficaz;
  • Ampliar o número de atletas formados e qualificados para o futebol profissional;
  • Reduzir as perdas por dispensas precoces de atletas em formação;
  • Aumentar o valor dos ativos de atletas em formação ou as receitas geradas por eles.