Gessy Lima foi contratado pelo Grêmio em 1955 e foi um dos destaques na rompante sequência de cinco títulos Gaúchos conquistados pelo Tricolor, de 1956 a 1960. Além disso, contribuiu para a hegemonia metropolitana neste mesmo período e participou da conquista do Campeonato Sul-Brasileiro (Taça da Legalidade) em 1962.

Craque incontestável, era um meia cerebral. Driblava sempre em direção ao gol e colocava os companheiros na cara do goleiro para marcar. Também utilizava com facilidade o recurso do drible por entre as pernas dos marcadores, que levava a torcida gremista à loucura.
O fato mais lembrado de sua trajetória no Grêmio foram os quatro gols anotados na primeira vitória de um Clube estrangeiro contra o Boca Juniors, no Estádio de La Bombonera. O amistoso, disputado na noite de 25 de fevereiro de 1959, acabou com goleada de 4 a 1 e o craque foi aplaudido de pé pelos “hinchas” argentinos.

Neste mesmo ano passou no vestibular para Odontologia e começou a exercer a profissão de dentista poucos anos depois, deixando o futebol, até porque não era um exemplo de atleta: fumava bastante, o que prejudicava seu desempenho. Mesmo assim, está na memória de muitos gremistas como sendo um dos maiores craques que já vestiram as cores do Imortal.