Nota Oficial

Grêmio anuncia recurso à pena imposta pelo STJD

Clube foi julgado na tarde da última sexta-feira em acusação de suposta injúria racial

18 MAI 2019 10:24 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Através de seu Departamento Jurídico o Grêmio se dirige à torcida tricolor para informar que aguarda a publicação do acórdão do julgamento da tarde desta sexta-feira, na 5ª Comissão Disciplinar do STJD, no qual o Clube foi multado em R$ 30.000,00 (trinta mil reais) com base no artigo 243-G, parágrafo 2º do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), para recorrer da decisão junto ao mesmo Superior Tribunal.

Durante o julgamento, o presidente da Comissão, Dr. Rodrigo Moraes Mendonça Raposo, defendeu a absolvição do Clube argumentando falta de provas que justificassem qualquer pena. Os demais auditores, em consonância com o argumento da falta de provas, votaram pela pena de R$ 30.000,00 por tratar-se de suposto caso de ato discriminatório relacionado a preconceito em razão de raça.

O Grêmio também informa aos seus torcedores que no decorrer do julgamento dois dos quatro auditores que votaram pela aplicação de multa declararam ter conhecimento, através de imagens, de quem proferiu as ofensas racistas.

Desde o dia 12 de maio, quando as redes sociais veicularam a acusação, o Grêmio buscou imagens e pediu ajuda para identificar de forma clara o autor da suposta injúria. Sem prova robusta de identidade, o Clube não se sentiu confortável para acusar culpados.