Clube

Grêmio homenageia Denis Mukwege com uma Tricolor em sua passagem por Porto Alegre

Prêmio Nobel da Paz é um dos congressistas do tradicional  Fronteira do Pensamento 

19 AGO 2019 16:03 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Alinhado aos valores do médico ginecologista congolês Denis Mukwege, contra todo tipo de discriminação que atenta à sociedade, especialmente a de gênero, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, por meio do presidente Romildo Bolzan, presenteia o Nobel da Paz 2018 com uma Tricolor. A entrega, que ocorreu no Hotel Radisson, na tarde desta segunda-feira, contou também com a presença do vice-presidente do Conselho Deliberativo, Alexandre Bugin, e do médico Milton Paulo de Oliveira,  colega que trabalhou pela ONU, também na República Democrática do Congo,  como cirurgião plástico de crianças em situação de guerra. Dr.Mukwege é um dos congressistas do Fronteira de Pensamento 2019, tradicional evento que analisa a contemporaneidade e  perspectivas para o futuro, promovendo conferências mundiais e desenvolvendo conteúdos múltiplos com pensadores e líderes de diferentes  campos de atuação. 

"É uma honra para nós gremistas estarmos conectados com o Dr. Mukwege, com toda a simbologia que ele carrega pela sua luta e pela magnitude de seu trabalho reconhecido mundialmente. Por isso e também pela sua identificação com o Grêmio, manifestado anos atrás em registro como este, entrego o símbolo maior de nosso Clube e de nossas cores”, sublinhou o mandatário gremista. 

No Congo, país marcado por conflitos e desigualdade, o médico Denis Mukwege criou o Hospital de Panzi, mantido pela Fundação homônima,  passou a atuar em nome da saúde e da dignidade de mulheres vítimas de violência sexual, o que lhe rendeu ao final de 2018, em Oslo na Noruega, o Prêmio Nobel da Paz.

O local já tratou mais de 85 mil pacientes com danos e traumas ginecológicos. Uma média de 60% dos casos foi ocasionada por violência sexual, e a maioria das pacientes das regiões de seu país e de toda a África. Além do Nobel, o ginecologista foi agraciado com o Prêmio Olof Palme, a distinção de Cavaleiro da Legião da Honra, o Prêmio das Nações Unidas no Campo dos Direitos Humanos.

Foto: Lucas Uebel | Grêmio FBPA