Responsabilidade Social

Instituto Geração Tricolor: construir cidadania para desenvolver a comunidade

Braço social do Grêmio foi fundado em 2010 e atende 50 crianças do entorno da Arena

04 SET 2019 12:05 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Um futuro melhor só é possível através do fortalecimento de vínculos e da garantia a direitos e à construção da cidadania. Partem dessa convicção as bases de atuação do Instituto Geração Tricolor, braço social do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense que desde 2010 atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social e econômica que residem no entorno da Arena do Grêmio.

Através da promoção de meios adequados para o desenvolvimento de potencialidades individuais e coletivas, o IGT coloca-se como agente provedor de uma nova perspectiva para os jovens atendidos, suas famílias e a comunidade em que vivem. São 50 crianças e adolescentes que, no turno inverso à escola, participam de oficinas socioeducativas, esportivas, culturais e de alfabetização, recebendo atendimento e orientação especializados - e acesso a oportunidades de crescimento pessoal. Um projeto que carrega os valores sociais do Grêmio, nas palavras do presidente Romildo Bolzan.

“O Instituto Geração Tricolor é o braço filantropo, benemerente do Grêmio. Um espaço de identificação de valores do Clube com esse tipo de trabalho. Não é apenas futebol. O Grêmio transmite valores para todos que estão no Grêmio e torcem pelo Grêmio. E é responsável por inspirar”.

No IGT, além da orientação especializada, as crianças têm, desde o momento em que ingressam, um “educador referência”. É este profissional que acompanha o jovem e sua família, estreitando laços e proporcionando um ambiente de segurança e garantia de direitos. O fortalecimento dos vínculos familiares é fundamental no trajeto desses jovens, pavimentando o caminho para o desenvolvimento pessoal. 

Presidente do Instituto Geração Tricolor, Luciana Kroeff conhece de perto o trabalho realizado e o sentimento de gratificação por auxiliar na mudança de perspectiva no futuro dos jovens atendidos.

“É um trabalho árduo, bastante intenso. Tanto em nível de desenvolvimento das potencialidades, como a partir de um olhar de potência, de que eles são capazes, inteligentes e podem se desenvolver. É um olhar de respeito. E esses dois eixos formam o propósito do IGT, de construção de cidadania. O Instituto faz um investimento no sentido de criar um projeto pedagógico que visa o desenvolvimento desses jovens. Eles estão ali para se desenvolverem como cidadãos”, diz Luciana, para completar: 

“Particularmente, me sinto extremamente gratificada, útil como cidadã, porque ter a possibilidade e o privilégio de estar dentro de um clube tão grande, tão campeão e tão forte como o Grêmio e, a partir desse pertencimento, poder proporcionar à sociedade um espaço como o IGT faz, para mim, toda a diferença”.

A importante missão de construção da cidadania de jovens em situação de vulnerabilidade só é possível graças à dedicação de toda uma equipe, unida pelo mesmo propósito. E a esse time se juntam os associados do Instituto Geração Tricolor. A partir da contribuição mensal de seus apoiadores, o IGT consegue manter o número de jovens atendidos, e somente o incremento desse apoio permitirá ampliar o número de crianças e adolescentes com acesso ao projeto. Para fazer parte do quadro social, basta entrar em contato pelo e-mail e telefone disponíveis abaixo. O valor mínimo é de R$ 30,00. Além da contribuição recorrente, o Instituto também está de portas abertas para a participação pontual, seja de forma voluntária quanto financeira. 

Já as empresas interessadas em compartilhar sua responsabilidade social podem contribuir com o Instituto de outras maneiras, como o apoio às ações propostas pelo IGT, a composição de parceria que possibilite a implementação de novos projetos ou a melhoria de atividades já implantadas ou então pela adoção do Instituto Geração Tricolor. O contato pode ser feito pelos mesmos canais.

Seja sócio, voluntário e apoiador do Instituto Geração Tricolor! Com o apoio dos gremistas podemos fortalecer a cidadania de mais jovens em situação de vulnerabilidade, fortalecer seus vínculos e fomentar mudanças na nossa sociedade. 

Instituto Geração Tricolor

Rua João Moreira Maciel, 680 (antigo Parque do Remo), Bairro Marcílio Dias

Contato:

E-mail: igt@gremio.net

WhatsApp: (51) 99311-0530

Telefone: (51) 3218-2095