116 anos

84ª edição do Jantar Farroupilha abre Programação Oficial dos 116 anos do Tricolor

Evento ocorre desde 1935 e comemora conquista histórica

13 SET 2019 22:30 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Galpão Crioulo do Parque da Harmonia, em Porto Alegre, foi palco da 84ª edição do Jantar Farroupilha, abrindo as festividades dos 116 anos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Aproximadamente 350 pessoas estiveram presentes ao evento, que faz parte da Programação Oficial de aniversário.
O Jantar Farroupilha é uma das mais tradicionais celebrações do Estado e comemora a conquista do Campeonato Citadino de 1935, denominado Campeonato Farroupilha, já que foi disputado no ano do centenário da Guerra dos Farrapos, levante que marcou a história do povo gaúcho.

Naquele domingo, dia 22 de setembro de 1935, o Grêmio venceu o Internacional, na Baixada, pelo placar de 2 a 0. O adversário era favorito e jogava pelo empate. Os gols anotados por Foguinho e Lacy, nos minutos finais do cotejo, deram um tom ainda maior de dramaticidade à decisão e a euforia tomou conta de todos. Na comemoração do título, naquela mesma noite, o técnico Sardinha, eufórico pela façanha do Tricolor, decretou que a conquista seria celebrada por 100 anos a partir dali. Sendo assim, a celebração ocorrerá até 2035.

O presidente Romildo Bolzan, que estava em reunião na Conmebol, no Paraguai, veio direto do aeroporto para o encontro. Ele enalteceu a presença de todos e a capacidade do Clube em preservar a sua história, valorizar suas raízes.

Estiveram presentes o vice-presidente, Paulo Luz; o CEO, Carlos Amodeo; a Executiva de Administração e Planejamento, Christina Muniz; os diretores de Futebol, Beto Guerra e Deco Nascimento; o chefe de gabinete da presidência, Marco Bobsin; o secretário da presidência, Kevin Krieger; o assessor da presidência, Gustavo Schmitz;
e os adjuntos, Ênio Almeida Jr., Luiz Ferrari, Eduardo Fernandes, Guilherme Luce e André Gutierres.

A noite foi abrilhantada também pela participação dos familiares dos jogadores que atuaram naquele Gre-Nal, Lacy Alfama, Alcides Veronezi, Mario Pereira, Luiz Luz, Sardinha I e Sardinha II, orgulhosos de manterem viva a tradição que começou há 84 anos. Assim como vários cônsules, conselheiros, funcionários e torcedores em geral. O ex zagueiro, Baidek e China, representaram os campeões mundiais.

A Programação Oficial de Aniversário segue amanhã, com a Convenção Consular.

Fotos: Lucas Uebel

84 Jantar Farroupilha - 13/09/2019