Modernização

Grêmio marca início das obras do CFT Presidente Hélio Dourado com lançamento da Pedra Fundamental

Solenidade simboliza o começo da construção de 2.821 m²

23 SET 2019 12:00 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Centro de Formação e Treinamento (CFT) Presidente Hélio Dourado teve um marco importante em sua história, nesta segunda-feira, 23 de setembro. Pontuando o início das obras de ampliação e reestruturação do CFT, foi lançada a Pedra Fundamental. O Centro de Treinamento é considerado um dos importantes pilares da atual administração, apontado pelo Planejamento Estratégico do Clube como fator essencial para o posicionamento do Grêmio no nível máximo do futebol mundial. O objetivo é transformar o espaço como referência na modalidade, incentivando ainda mais o crescimento profissional, a formação de atletas visando a equipe principal e a reafirmação do status do Grêmio como sendo tradicional clube formador.

Estiveram presentes ao evento o presidente Romildo Bolzan, os membros do Conselho de Administração, Adalberto Preis, Claudio Oderich, Duda Kroeff, Marcos Herrmann, Paulo Luz e Sergei Costa. Além do assessor da presidência para as categorias de base, Gustavo Schmitz, e os assessor adjuntos André Gutierrez, Eduardo Fernandes, Ênio Almeida Junior e Luiz Ferrari.

A abertura da solenidade ficou à cargo do assessor da presidência para as categorias de base, Gustavo Schmitz. "Eu saúdo a todos os presentes hoje aqui em Eldorado do Sul, pois este dia iluminado. O investimento do Clube em aportar recursos dessa grandeza servirão para reafirmar o Grêmio como referência no trabalho de formação de atletas e, acima de tudo, cidadãos de bem".

Em seguida, o presidente Romildo Bolzan saudou a execução da obra, exaltando a realização de um sonho, acalentado pelo Conselho de Administração, em prover aos jovens atletas uma estrutura moderna e atenta às necessidades essenciais ao trabalho prestado às categorias: “Estamos materializando aqui tudo o que foi pensado em termos de estruturação, melhorias e aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido junto aos nossos jovens atletas, provendo todas as condições necessárias ao valioso material humano que dispomos no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado”.

Em seguida, todos se reuniram para efetuar o descerramento da Pedra Fundamental. Por fim, o bispo de Porto Alegre, Dom Adílson Busin fez a oração para abençoar o novo espaço. Durante todo o cerimonial os atletas das categorias de base estiveram acompanhando em grande número as manifestações, logo depois de encerrarem mais uma sessão de treinamentos no CFT.

Da fundação ao revestimento, pintura e acabamentos necessários, a obra está prevista para ser entregue em um prazo de 15 meses, em novembro de 2020. Serão 2.821 m² de área total, divididos em um prédio de dois pavimentos, com 20 apartamentos e capacidade para até 120 atletas, além de cozinha industrial, refeitório, academia, área médica e vestiários.

A construção já tem projeto aprovado na Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul e será viabilizada com recursos próprios e captados por meio da Lei do Incentivo ao Esporte. A execução da obra é da I9 Engenharia e Consultoria, com o acompanhamento e supervisão do Departamento de Patrimônio do Grêmio.

 

Conheça abaixo as novas estruturas do CT Eldorado:

ALOJAMENTO

Será construído um prédio de dois pavimentos com aproximadamente 710m² por pavimento, com os seguintes ambientes:

10 dormitórios no térreo e 10 dormitórios no 2º pavimento, com capacidade de abrigar de 60 a 120 atletas, dependendo da distribuição do mobiliário, cada apartamento possui aproximadamente 40m², com um banheiro totalmente individualizado, permitindo a utilização de até 4 pessoas ao mesmo tempo, sacada, bancada para estudos e possibilidade de até 3 beliches;

Terão 2 salas de jogos e lazer;

Rouparia;

Lavanderia;

Sala de monitoria;

Sala de estudos;

Auditório e sala de recreação;

 

ACADEMIA

Esta construção terá aproximadamente 584m², onde terão os seguintes ambientes:

Academia;

Sala de fisioterapia;

Departamento médico;

4 vestiários para os atletas e 1 vestiário para comissão;

 

REFEITÓRIO E COZINHA

Este prédio terá aproximadamente 761m², onde abrigará os ambientes:

Cozinha industrial completa, com depósitos, câmara fria, sala de nutricionista;

3 salões de refeitório, sendo dois internos e um externo, com telhado retrátil;

Um salão de refeitório para funcionários;

 

Fotos: Lucas Uebel/Grêmio.

Pedra Fundamental ampliação CT Helio Dourado - 23/09/19