Educação

Atletas da base participam de palestra sobre discriminação racial

Evento foi conduzido pelo ex-árbitro Márcio Chagas e por Marcelo Carvalho, do Observatório da Discriminação Racial no Futebol

05 DEZ 2019 14:49 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Horas depois da assinatura de um Protocolo de Intenções entre Grêmio e Defensoria Pública da União para implementar medidas práticas que auxiliem no combate ao racismo, dois conhecidos ativistas da causa conversavam com 50 jovens atletas das categorias de base sobre o tema, no final da tarde da última quarta-feira.

O ex-árbitro de futebol Márcio Chagas e o executivo responsável pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol Marcelo Carvalho estiveram presentes na Residência Esportiva, em Eldorado do Sul, expondo situações vivenciadas por ambos no universo do futebol. O objetivo do encontro, organizado pelo núcleo psicossocial das categorias de base, com a supervisão do mestre em Psicologia do Esporte, Roberto Scalon, teve como objetivo orientar e conscientizar os jovens sobre o assunto que tem sido pauta recorrente dentro das quatro linhas.

Márcio Chagas contou sobre a sua trajetória de vida, desde a criação até os obstáculos que teve de superar para ser reconhecido como um expoente em sua área da atuação, muitas vezes tendo que lidar com o preconceito nessa caminhada.

Já Marcelo Carvalho estabeleceu as relações da sociedade com atitudes reprováveis que muitas vezes acabam sendo tomadas no âmbito esportivo. Após a explanação de ambos, o espaço para perguntas foi aberto e alguns garotos comentaram sobre momentos em que tiveram que lidar com manifestações de injúria racial durante a prática esportiva.

Os palestrantes também tiraram dúvidas sobre a forma que se deve reagir nesses casos, e qual a atitude correta a ser tomada perante o público e a arbitragem no decorrer dos jogos. A experiência foi rica para todos os presentes, para esclarecer ainda mais sobre os atos de descriminação, auxiliando assim a combater novas ocorrências no futuro.

Fotos: Rodrigo Fatturi/Grêmio.

 

Palestra racismo categorias de base - 04/12