Troca de informações

Treinadores e familiares acompanham palestra sobre o desafio da vida de jogador de futebol desde a formação

Relato da autora Rosana Maciel traz a experiência desafiadora de ser mãe de atleta

10 MAR 2020 16:34 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Nesta terça-feira, em encontros promovidos pelo Núcelo Psicossocial das Categorias de Base do Grêmio, a escritora Rosana Maciel foi recebida em um primeiro momento na Arena e, em seguida, no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, para trazer a sua experiência como autora do livro "Mães de Jogadores - Filhos do Futebol". A obra trata das impressões da autora, mãe de atleta que joga futebol, sobre o relacionamento das comissões técnicas e dirigentes e sua influência do desenvolvimento desportivo dos filhos.

Pela manhã, no auditório da Arena, pais e mães de aproximadamente 50 atletas das categorias de base acompanharam a apresentação de Rosana, conhecida por visitar os clubes de futebol para dividir seu conhecimento pelo tema, que recentemente foi ampliado em um segundo volume da obra, lançado em 2018. "O contato desta manhã foi excelente, com grande aceitação dos pais presentes, até porque muitos já a conheciam por todo prestígio que tem. Por ser mãe de jogador, Rosana tem experiência e sabe falar a linguagem deles. Trouxe a questão humana de como saber lidar em momentos de dificuldade, quando seu filho não é relacionado para os jogos ou não recebe mais oportunidades", disse o coordenador do núcleo psicossocial na base gremista, professor e mestre Roberto Scalon.

À tarde, os técnicos e auxiliares técnicos das seis categorias da base gremista se reuniram para receber Rosana na área administrativa do CFT, em Eldorado do Sul. A autora trouxe seu relato como mãe de atleta e falou mais detalhes sobre essa relação dos meninos que estão em busca da realização não só do seu sonho, mas como de toda a sua família, e a influência direta dos treinadores no desenvolvimento não só dentro como fora de campo desses jogadores. "A Rosana falou muito sobre as coisas que passam pela cabeça dos pais de atletas de futebol quando conversam com seus filhos. Este é um mundo totalmente à parte. Acaba tendo diversas questões envolvidas na rotina dos jogadores que muitas vezes passam despercebidas, mas que tem grande influência no seu desempenho. Um ponto fundamental é a família para dar suporte", comentou Scalon.

"É importante que as nossas comissões técnicas saibam o quanto é importante a sua abordagem junto aos atletas. Por trás de um jogador tem um ser humano e que não se pode ficar preso somente aos resultados dos jogos, mas lembrar do seu papel como educador. Embora o futebol e o esporte em geral seja muito competitivo, não se pode esquecer o lado humano. É importante que nossos profissionais tenham a preocupação de realizar também a formação deles como indivíduos. Ninguém é o dono da verdade e é preciso ter essa consciência no dia a dia" finalizou Scalon.

 

Sobre o livro de Rosana Maciel - Mães de Jogadores - Filhos do Futebol é um relato realista leve e dinâmico onde conto a minha experiência como mãe de jogador de futebol acompanhando meu filho nessa profissão. Todas as dores, dificuldades, sacrifícios, ansiedades, dúvidas, superações, conquistas, vitórias e alegrias. Me coloco também no lugar de tantas outras mães que não conheci, das que conheci e convivi em seus dramas que são tão parecidos com os meus. Este livro serve de alerta e esperança para aqueles que ainda não sabem o que é viver no mundo da bola e para os que sabem, trás cumplicidade e incentivo para que não deixem de acreditar um só minuto no sucesso.
 

Fotos: Rodrigo Fatturi/Grêmio.

Ação Família dos atletas e treinadores da base