Troca de conhecimento

Grêmio abre a VIII Semana de Estudos das Categorias de Base

Evento teve início nesta sexta-feira, no auditório da Arena

13 MAR 2020 16:56 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na tarde desta sexta-feira, em solenidade realizada no auditório da Arena do Grêmio, colaboradores, direção e atletas abriram oficialmente os trabalhos para a VIII Semana de Estudos das Categorias de Base, encontro que marca o início da temporada no departamento de formação no qual as diretrizes são revistas e ajustadas para a manutenção do trabalho de excelência na formação de atletas.

Estiveram presentes o assessor da presidência para as categorias de base, Gustavo Schmitz, os assessores adjuntos Luiz Ferrari e Eduardo Fernandes, o coordenador geral do setor, Francesco Barletta, o vice-presidente do Conselho Deliberativo, Alexandre Bugin, o executivo do futebol feminino, Álvaro Prange, além da comissão técnica do futebol feminino do Tricolor.

Após desejar as boas-vindas ao público na abertura do evento, Gustavo Schmitz valorizou os resultados atingidos na última temporada, reforçando a necessidade da busca pelo aperfeiçoamento contínuo na execução dos métodos de trabalho aplicados no dia a dia.  "Este departamento no Grêmio é a porta de entrada daquilo que é mais esperado na vida de um clube de futebol, que é defender esta camisa pelos profissionais e alcançar as vitórias, os títulos e emocionar o nosso torcedor. Este é o nosso sonho e tenho a certeza que também é o sonho de cada um de vocês. Quero primeiramente lembrar o nosso trabalho realizado em 2019 e salientar que ele tem evoluído ano a ano. No início da implementação da atual metodologia, o nosso foco não era o resultado, mesmo que sempre trabalhamos para formar equipes competitivas. Porém, nas últimas temporadas, conseguimos também aliar os resultados com o trabalho de formação. Em 2020 teremos novos desafios e a semana de estudos é fundamental para reforçarmos as políticas bem sucedidas, assim como ajustar aquelas que precisam ser melhoradas", disse. 

Além disso, Schmitz já projetou as mudanças que serão feitas na abertura do próximo ano, com a conclusão prevista das obras de modernização do Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. "Temos a expectativa de entregar à todos os atletas o nosso novo centro de treinamento no retorno das próximas férias. As obras estão em ritmo muito avançado. É um investimento de grande porte para a capacidade do Clube, mas é um reconhecimento que é feito pela excelência do trabalho e esforço de cada um. Com estas novas instalações temos certeza que os resultados serão ainda melhores", completou.

Em seguida, Francesco Barletta fez o uso da palavra, repassando as bases da metodologia adotada na formação dos jovens atletas e, principalmente, as orientações aos jogadores. "O Grêmio nunca entra em uma competição para participar, ele entra sempre para ser protagonista. Nós queremos que vocês tenham capacidade para resolver os jogos e o corpo de trabalho que seja inovador. Nós estamos em um clube grande, que nos dá toda a estrutura para a execução das atividades. Sigam o que for planejado no dia a dia que a chance de sucesso é enorme. Busquem melhorar o seu nível, antes de procurar competir com os outros", aconselhou.

Na sequência das apresentações, um relato foi realizado sobre os trabalhos de conscientização executados pelo Clube de Todos, assim como a implementação e desenvolvimento do Departamento de Futebol Feminino. Os estudos seguirão durante a próxima semana, envolvendo todos os profissionais do setor de formação do Grêmio, para o alinhamento das práticas que serão adotadas durante o ano de 2020.

Fotos: Rodrigo Fatturi/Grêmio.

VIII Semana de Estudos das Categorias de Base - 13/03