Atletas de volta!

Sob cuidados médicos, atletas começam a se reapresentar no CT Luiz Carvalho após férias

De forma escalonada, 15 atletas retornaram às atividades durante a tarde desta terça-feira

05 MAI 2020 18:48 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Após preparar o CT Luiz Carvalho e adotar protocolos para receber os funcionários nos últimos dias, o Grêmio deu início aos trabalhos com os atletas do plantel profissional. Divididos em três grupos, 15 jogadores se reapresentaram após férias antecipadas em função da pandemia. O primeiro contato foi com o departamento médico para a realização de avaliações, testes e preenchimento do questionário epidemiológico, elaborado junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Diferente da rotina que estavam acostumados, os grupos de cinco atletas foram se apresentando em horários diferentes. Já fardados e com máscara de proteção, cada jogador precisou parar em um dos acessos para verificação da temperatura. Após, seguiram para as avaliações.

“Seguindo nossos protocolos de segurança, primeiro fizemos a verificação da temperatura ainda em seus automóveis. Depois, eles foram dirigidos a uma sala de triagem médica, para uma avaliação médica muito criteriosa e responderam a um questionário. Também fizeram a oximetria e uma nova avaliação de temperatura termográfica”, explicou o médico Márcio Dornelles.

Um dos equipamentos aliados nesta análise médica do grupo é a câmera termográfica, que possibilita aos profissionais uma informação mais precisa da temperatura corporal de quem é testado. De acordo com  o profissional, o valor de temperatura normal é programado, e uma pessoa com febre, por exemplo, pode ser detectada ao passar pelo ambiente onde ela esteja. 

Ainda seguindo o protocolo que visa a prevenção ao contágio do novo coronavírus, os atletas passaram também pela aplicação do teste de imunidade para a COVID-19. 

“Fizemos a testagem com um aparelho para o diagnóstico por fluorescência, que vai fazer uma avaliação de IGM e IGG, ou seja, quantitativo e qualitativo. Após os testes, os atletas foram liberados para as suas residências”, concluiu.

O zagueiro Marcelo Oliveira, que fazia parte do primeiro grupo, enalteceu os cuidados no primeiro dia após o retorno e demonstrou preocupação com todas as pessoas afetadas pela pandemia. “A gente sabia que todo o cuidado necessário encontraríamos aqui. O Grêmio sempre cuidou muito bem da gente, ainda mais em uma situação assim que é completamente diferente de tudo que já vivemos. Ficamos felizes de poder voltar aos poucos, mesmo com todos os cuidados, mas não era o cenário que gostaríamos de encontrar. Não só para nós, jogadores, mas para toda a humanidade em geral porque sabemos que muita gente sofre com isso. Torço para que tudo isso passe logo para que os estádios voltem a ficar cheios e que as pessoas voltem a trabalhar e para que todos parem de sofrer”, disse.

Nesta quarta-feira pela manhã, outros quatro grupos, com cinco atletas cada, voltam aos trabalhos. 

As imagens, fotos, áudios e vídeos serão divulgados pela assessoria de imprensa por meio do site oficial do Clube.

Jogadores do Grêmio realizam testes

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA