Estrela dourada

Há 50 anos, Grêmio homenageava Everaldo Marques da Silva em sua bandeira

Lateral-esquerdo foi campeão mundial com a Seleção Brasileira em 1970

30 JUN 2020 10:31 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O hino oficial e seu estandarte são dois dos maiores símbolos que representam um clube de futebol. Uma melodia que marca a história e uma representação que perdurará por toda a eternidade são os cartões de visita de uma instituição. Assim como Eurico Lara é o único atleta presente no hino do Grêmio, o lateral-esquerdo Everaldo Marques da Silva é o único atleta representado na bandeira do Clube. E tais honrarias foram conquistadas pelos atletas com méritos ao longo dos anos. Se a história do goleiro é carregada de contornos dramáticos, lendas e heroísmo, a história de Everaldo foi construída sob os olhares atentos de um país sedento por voltar a ocupar o lugar de maior destaque entre todas as seleções de futebol do mundo. 

E com esse pano de fundo, com a conquista da Copa do Mundo de 70, ao lado de um dos maiores esquadrões que já se viu atuar, a estrela de Everaldo começava a brilhar no estandarte Tricolor. O primeiro atleta gaúcho a conquistar o Mundo pela Seleção Brasileira foi recebido por milhares de torcedores que ocuparam as ruas da capital para reverenciar seu heroi que empunhava com orgulho, de cima de um caminhão de bombeiros, a Taça Jules Rimet conquistada no México. O feito inédito rendeu-lhe uma homenagem que transcendeu a rivalidade que dividia a cidade. Em 30 de junho de 1970, Everaldo passou a brilhar na bandeira do Grêmio. Na época, o Clube ergueu, no pátio do Estádio Olímpico, o Pórtico dos Campeões, uma homenagem à conquista da Copa de 70 e, claro, à representatividade do feito de seu lateral-esquerdo, que fora tricampeão gaúcho nos anos de 1966, 1967 e 1968.

Com orgulho lembramos dessa importante passagem, que se mantém viva na memória dos mais velhos e que se propaga no conhecimento dos mais jovens, a história perpetuada com muita luta pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no cenário do futebol mundial.

Foto: Divulgação