Protocolos

Grêmio refaz 80 testes RT-PCR e todos resultados são negativos

Testes aplicados pela Federação Gaúcha reforçam protocolos do Clube

25 JUL 2020 10:00 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio informa que realizou, na última sexta-feira, nova rodada de exames pelo método RT-PCR, conforme protocolo da Federação Gaúcha de Futebol e todos os resultados foram negativos. Oitenta pessoas, entre jogadores, comissão e colaboradores do Centro de Treinamentos foram testadas e tiveram o resultado negativo para a COVID-19. O atleta que testou positivo no início da semana permanece em isolamento e assintomático.

Os testes foram determinados pela FGF para manter o controle sanitário e dar sequência ao Campeonato Gaúcho de forma segura. A partir dos resultados, as 80 pessoas com resultado negativo para a doença causada pelo coronavírus podem frequentar a rotina da delegação durante o calendário.

Implementado no início do mês de maio, o protocolo de prevenção da COVID-19 tem sido aplicado de forma rígida pelo Departamento Médico tricolor. A cada sessão de treinamento, os jogadores são submetidos a verificação da temperatura e encaminhados a uma área individual onde vestem as chuteiras. Até a liberação para as atividades com contado, no último dia 14, o elenco trabalhou dividido em grupos, cumprindo as atividades de forma individual e respeitando o distanciamento social.

Além dessas medidas, o Clube também investiu na testagem dos seus jogadores e funcionários do Centro de Treinamentos. Na última semana foram adquiridos mais 300 kits da fornecedora sul-coreana, totalizando 900 kits de testagem. A cada 14 dias são realizados as imunotestes e, desde então, foram 648 testes – somados os 81 RT-PCR da primeira e os 80 RT-PCR dessa última rodada, oferecidos pela Federação.

Um dos médicos responsáveis pela implementação do protocolo sanitário do Clube e posterior acompanhamento dos atletas, o doutor Márcio Dornelles comemora mais um resultado exitoso, com 80 testes negativos.

“Realizamos novamente o teste, conforme solicitado pela Federação e dos 80 testes, todos confirmaram negativos. Todos os atletas e funcionários estão aptos a trabalhar novamente. Reforça, cada vez mais, o protocolo desenvolvido pelo Clube. Tivemos um caso assintomático (na última semana), afastamos o atleta e, com os novos exames, todos os outros 80 testes foram negativos”, diz.

O vice-presidente de futebol do Grêmio Paulo Luz também comemorou a notícia, reforçando os protocolos sanitários do Grêmio e a convergência com as medidas tomadas pela Federação Gaúcha de Futebol.

“Uma grande notícia. Isso respalda todos os cuidados do processo, dos nossos protocolos. A própria ida a Caxias e concentração. Tudo tem sido feito com o máximo de rigor. A delegação, em Caxias, não teve contato externo com ninguém. A refeição foi entregue diretamente aos atletas. Foi absolutamente sem qualquer presença no saguão. Em um universo de 80 pessoas, ter zero contaminados é algo que consolida e confirma todos os cuidados do Clube e da nossa área médica. E, também, o protocolo da Federação Gaúcha, que foi aprovado pelo governo do estado”, afirma.

Concentrados desde a última segunda-feira, os atletas do Grêmio mantêm a rotina até o dia 29. Neste domingo a equipe enfrenta o Ypiranga, no CFT Hélio Dourado e, na próxima quarta, o Novo Hamburgo.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA