Escola de Futebol

Comissão de Patrimônio do Conselho Deliberativo visita Escola do Grêmio

Obras do gramado sintético no CT Cristal se encaminham para finalização

18 SET 2020 14:20 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Nesta sexta-feira, 18, a Comissão de Patrimônio do Conselho Deliberativo, representada pelos conselheiros Antonio Carlos de Araújo Vianna Antunes, Guido Spengler, Diogo Lenz Viegas, César Augusto Fernandes e João Luis Maino, visitou o CT Cristal para vistoriar as obras do gramado sintético. O CEO da Greenfield Gramados Sintéticos, Chrístian Schmitt, responsável pela obra, sanou as dúvidas dos representantes do Conselho e informou as próximas etapas da implementação do campo. Também estiveram presentes o diretor geral da Escola do Grêmio, José Cássio Soares Rodrigues e o coordenador geral da Escola, William Mikhailenko. 

A iniciativa, implementada no campo principal do CT Cristal, sendo este o primeiro campo de gramado sintético dos 19 campos do Clube, visa a redução dos custos de manutenção, além da preparação dos atletas das diversas categorias do clube para partidas em estádios que ofereçam esse tipo de gramado. A instalação está em fase intermediária, que consiste na finalização da colagem da grama, na marcação do campo e a colocação de areia e borracha. A obra tem previsão de ser concluída nos próximos 20 dias.

A obra

A opção pela troca para a grama sintética no CT Cristal amadureceu durante reuniões da Diretoria da Escola de Futebol, buscando proporcionar um nível de excelência na formação dos seus jovens atletas, equipamento considerado um dos facilitadores no processo. Conforme explica o diretor geral da Escola, José Cássio Soares Rodrigues, "o projeto foi definido em 2019, quando foram analisadas diferentes propostas que atendessem as necessidades e exigências de ordem técnica e que mantivessem a Escola do Grêmio como destaque na categoria de formação de atletas."

Segundo o dirigente, a ideia teve ampla anuência do Conselho de Administração do Clube, por defender o investimento na ferramenta como sendo indispensável ao desempenho dos atletas e pela manutenção dos recursos para a execução do serviço, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia.

O procedimento de troca do gramado foi dividido em duas fases. A primeira consiste na retirada do gramado natural, preparação do piso e drenagem, já a segunda, na instalação da grama sintética. O novo campo terá marcação oficial de futebol 11 e também medidas de futebol 7 - que faz parte da metodologia de iniciação da Escola de Futebol.


Foto: Carolina Ferrari | Grêmio FBPA