#OPrimeiroCampeão

Grêmio enfrenta Juventude nas oitavas da Copa do Brasil

Caminhada ao hexa tem início no próximo dia 28, na Arena

01 OUT 2020 11:49 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio conheceu há pouco, em sorteio virtual realizado na sede da CBF, o seu adversário nas oitavas de final da Copa Continental do Brasil. A campanha rumo ao hexacampeonato da competição terá início contra o Juventude, a partir de 28 de outubro. Pelo sorteio dos mandos de campo, o Grêmio faz o primeiro jogo na Arena e decide a vaga em Caxias do Sul. A data base para o segundo jogo é 4 de novembro.

Pentacampeão em 2016, o Grêmio está perto de igualar o Cruzeiro, que tornou-se hexacampeão nos últimos anos. Na edição passada, o time chegou até a semifinal, enfrentando também o Juventude nas oitavas, o Bahia nas quartas e perdendo nos pênaltis para o campeão Athletico. Na disputa contra o Juventude, empate em 0 a 0 no Alfredo Jaconi e classificação na Arena, após goleada por 3 a 0 - gols de Felipe Vizeu, duas vezes e Diego Tardelli.

Dessa vez não houve direcionamento de confronto nos sorteios. Todos os clubes foram colocados no mesmo pote, podendo enfrentar qualquer um dos outros postulantes. Somente um duelo, porém, será entre equipes que disputam a Conmebol Libertadores e que em outros anos compunham o "Pote 01" e não se enfrentavam nas oitavas: o atual campeão Athletico inicia a defesa do título contra o Flamengo. 

Participaram do sorteio, além do Tricolor, os outros sete times brasileiros que estão disputando a Conmebol Libertadores (Athletico, Corinthians, Flamengo, Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo), o Red Bull Bragantino, campeão da Série B 2019, o Fortaleza, campeão da Copa do Nordeste desse ano e o Cuiabá, que conquistou a Copa Verde em 2019, além dos cinco classificados da fase anterior e que disputaram a competição desde o início: América-MG, Atlético-GO, Botafogo, Ceará e Juventude.

Primeiro campeão da Copa do Brasil, em 1989, o Tricolor conquistou seus demais títulos em 1994, 1997, 2001 e 2016. A conquista mais recente encerrou um jejum de títulos e deu início à fase vitoriosa desse histórico grupo, sob o comando do ídolo Renato Portaluppi.

Abaixo, os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil e uma lembrança do pentacampeonato conquistado em 2016, produção da GrêmioTV.

Oitavas de Final – Copa do Brasil

Santos x Ceará

Juventude x Grêmio

Botafogo x Cuiabá

Fortaleza x São Paulo

Flamengo x Athletico

Atlético-GO x Internacional

Palmeiras x Red Bull Bragantino

Corinthians x América-MG

Arte: Divulgação / Grêmio FBPA