Brasileiro Feminino

Gurias Gremistas estreiam no Campeonato Brasileiro Sub-18 

Partida aconteceu na manhã desta terça-feira, em Sorocaba, diante do Fluminense 

26 JAN 2021 12:35 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

A manhã desta terça-feira foi de estreia no Campeonato Brasileiro para as Gurias Gremistas da categoria Sub-18. Pela primeira vez, o elenco formado em novembro do último ano, iniciou a disputa de uma competição oficial. O Tricolor entrou em campo diante do Fluminense, em partida válida pela primeira rodada do campeonato, mas o resultado não foi o esperado e o Grêmio acabou superado por 2 a 0 pelo time carioca. 

Em campo, o técnico Yura Tittow escalou Iasmin Paixão, Lais, Nataliê, Patrícia, Isadora, Letícia Mauro, Letícia Marques, Mayara, Iris, Rafa Levis e Letícia Xing. 

A etapa inicial foi movimentada, com as duas equipes tentando impor o seu ritmo e tomando ações na partida. O Grêmio tentou manter a posse de bola, trocando passes, mas o Fluminense intensificou a marcação, impedindo ao máximo a saída de bola gremista. Aos 17 minutos, as adversárias conseguiram abrir o marcador, com Carol Vale. 

No primeiro lance do segundo tempo, a equipe carioca foi efetiva e ampliou a contagem com Tarciane. O Tricolor passou a jogar mais recuado e não teve sucesso nas ações de ataque. 

Com o resultado, as Gurias Gremistas não somam pontos na competição. O próximo duelo será com o Corinthians, na quinta-feira, 28, às 8h, no CT Sorocaba. O jogo contará com transmissão do MyCujoo| CBF. 
 

Primeiro Tempo 

A partida iniciou equilibrada, com as equipes procurando o campo de ataque. O Grêmio chegou bem pela primeira vez aos 3 minutos de bola rolando, quando Iris recebeu no meio e da entrada da área arrematou, mas a bola passou por sobre a meta. Três minutos depois, foi a vez de Nataliê fazer um lançamento em profundidade pela direita buscando novamente a atacante. Letícia Xing também se envolveu na jogada e dividiu com a goleira Rivena já na área, que saiu para fazer a defesa. 

Aos 9 minutos, o Fluminense respondeu com Duda, da meia direita, que tentou a finalização, mas mandou à esquerda da meta defendida por Iasmin. Logo em seguida, a atacante foi novamente acionada e finalizou da esquerda, para mais uma defesa da goleira gremista. 

Com 12 minutos, as cariocas tiveram uma oportunidade em bola parada. Lara cobrou o escanteio no segundo poste e Nubia subiu para desviar de cabeça. Iasmin, bem centralizada, fez boa defesa.Mas logo depois, da intermediária, Thaciane também teve a oportunidade em uma cobrança de falta. Mandou direto e mais uma vez, a arqueira tricolor defendeu. 

Pressionando a defesa tricolor, o Fluminense conseguiu ser efetivo e abrir o marcador aos 17 minutos, com Carol Vale, que recebeu na área e deslocou Iasmin, mandando no canto esquerdo.  

O Grêmio não se abalou e buscou responder. As gurias chegaram com Iris, que da intermediária, pela esquerda, chutou forte. Rivena fez a defesa em dois tempos. Minutos depois, com 25’ jogados, o Tricolor ameaçou novamente, com um lançamento na área, mas mais uma vez, a goleira carioca defendeu. 

O jogo seguiu movimentado, com as duas equipes tentando criar. Passados 27 minutos, o Flu chegou de novo em bola parada. Lara cobrou da intermediária e Thacine invadiu a área, desviando de cabeça, por sobre a meta. 

Na reta final, aos 35’, Letícia Xing recebeu na esquerda e fez um cruzamento na área, mas parou na defesa carioca. Em seguida, Isadora finalizou a gol, Rivena defendeu e no rebote, Mayara tentou empurrar para o fundo das redes, mas a goleira adversária conseguiu se recuperar e fazer a defesa. 

 

Segundo Tempo 

O Grêmio voltou a campo com a mesma formação. 

No primeiro lance da etapa complementar, o Fluminense conseguiu ampliar a contagem com Tarciane, que recebeu um cruzamento de Lara Dantas e desviou de cabeça, marcando para as cariocas. 

O jogo seguiu movimentado, mas as adversárias conseguiram impor melhor o seu ritmo. Com 13 minutos, Nubia cobrou uma falta da intermediária, mas a defesa gremista desviou pela linha de fundo. 

Passados 15 minutos, o técnico Yura providenciou suas primeiras alterações na equipe, trocando suas jogadoras de ataque. Colocou Andressa e Mari Pires nos lugares de Letícia Marques e Mari Pires, respectivamente. 

O Grêmio tentou chegar em bola parada, quando Rafa Levis cobrou um escanteio na primeira trave, mas a zaga carioca conseguiu fazer o corte com precisão e afastar o perigo. 

Aos 19’, mais uma alteração no time gremista: saiu Isadora, para a entrada de Bia Amaral.  

As Gurias tiveram uma nova chance, agora em cobrança de falta. Rafa fez a cobrança, mandando direto a meta, mas a defesa desviou pela linha de fundo. Aos 29’, outra oportunidade em bola parada – Mayara cobrou uma falta rasteira, mas Rivena defendeu. Se lançando em contra-ataque, o Fluminense chegou com muito perigo em uma jogada de Luana, que ficou cara a cara com Iasmin – a goleira gremista saiu bem e fez grande defesa. 

Outras duas substituições foram providenciadas: Duda Figueiró e Nicoly ocuparam os lugares de Lais e Iris. Na sua primeira participação no jogo, Nicoly já ameaçou, quando recebeu um passe na esquerda e arriscou de fora da área, aos 35’, mas a bola saiu por sobre a meta. 

Na reta final, Rafa e Mayara ainda tiveram chances de finalizações, mas ambas pararam na defesa adversária. 

Com o resultado, as Gurias Gremistas não somam pontos na rodada. O próximo confronto acontece na quinta-feira, diante do Corinthians, às 8h. A partida contará com transmissão do My Cujoo, da CBF. 

 

Foto: Adriano Fontes | CBF