#OPrimeiroCampeão

Tricolor cala o Maracanã e levanta o tricampeonato da Copa do Brasil

Relembre a trajetória do Grêmio na conquista do pentacampeonato

24 FEV 2021 19:03 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Depois de conquistar a Copa Libertadores de 1995, o Brasileiro e a Recopa de 1996, o Grêmio mantém a tradição vitoriosa da década chegando ao título da Copa do Brasil de 1997, mais uma vez de forma invicta. Uma campanha irretocável que culminou com a terceira taça da competição.

Na primeira fase, o Grêmio superou o Fortaleza com duas vitórias. Nas oitavas de final, classificação em cima da Portuguesa, mesmo adversário da final do Brasileirão do ano anterior. Nas quartas, o Tricolor passou pelo Vitória, chegando à semifinal para enfrentar o forte Corinthians, que no mês seguinte conquistaria o Campeonato Paulista. Uma vitória fora de casa e um empate no Olímpico garantiram o Grêmio na decisão contra o poderoso Flamengo, de Romário, que deixara no caminho Nacional/AM, Rio Branco/AC, Inter e Palmeiras.

No primeiro jogo, no Olímpico, empate em zero a zero muito comemorado pelos cariocas. A certeza da conquista do título pelo rubro negro colocou mais de 95 mil torcedores no Maracanã. Porém, o Grêmio já tinha a tradição dentro da competição e sabia jogar pelo regulamento. Foi assim que o empate em 2 a 2 calou o “Maior do Mundo”. O Grêmio saiu na frente na etapa inicial com gol de João Antônio. O Flamengo conseguiu a virada no segundo tempo e só precisava garantir o resultado. Mas, faltando dez minutos para terminar, Roger cruzou da esquerda e Carlos Miguel mandou para as redes. O gol silenciou o Maracanã, mas liberou o grito de “tricampeão” que ecoou Brasil.

 

Foto: Museu do Grêmio