#OPrimeiroCampeão

Grêmio é tetracampeão da Copa do Brasil com vitória histórica sobre o Corinthians em pleno Morumbi

Relembre a trajetória do Grêmio na conquista do pentacampeonato

25 FEV 2021 19:03 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Não foi fácil a caminhada do Grêmio rumo ao tetracampeonato da Copa do Brasil, que aconteceu no ano de 2001. Depois de calar o Maracanã vencendo o Flamengo na conquista do tri, em 1997, o destino colocou o poderoso Corinthians diante do Grêmio na decisão. Além da possibilidade de silenciar, desta vez, o Morumbi, o Tricolor poderia dar o troco pelo vice-campeonato de 1995, quando acabou superado pelo Timão dentro do Estádio Olímpico.

Diferente das outras edições quando levantou o troféu, a Copa do Brasil de 2001 apresentou ao Grêmio duas fases preliminares. Na primeira delas, vitória sobre o Villa Nova da cidade de Nova Lima, em Minas Gerais. Na etapa seguinte, o adversário foi o Santa Cruz, de Recife. Nestes dois confrontos, o Tricolor perdeu a primeira partida fora de casa, mas buscou a vaga diante do seu torcedor. As oitavas de final foram contra o Fluminense e o Tricolor garantiu a classificação segurando um empate no Rio de Janeiro. A vaga na semifinal veio no duelo com o São Paulo. Dois jogos marcantes e duas vitórias, sendo a segunda uma goleada de 4 a 3 em pleno Morumbi. Um prenúncio do que aconteceria na decisão. Antes dela, o Tricolor teve o Coritiba pela semifinal. Mais uma vez, duas vitórias e a vaga assegurada rumo ao tetra.

O primeiro jogo da grande decisão contra o Corinthians foi emocionante. Depois de estar perdendo por 2 a 0, no Olímpico, a equipe comandada pelo técnico Tite conseguiu o empate com dois gols de Luiz Mário. Não era o resultado esperado para um primeiro jogo de decisão, mas acabou sendo comemorando pelas circunstâncias.

No dia 17 de junho de 2001, o Grêmio entrou em campo no Morumbi para enfrentar o Corinthians de Luxemburgo e seus 80 mil torcedores. Como ocorrera na final de 1997, diante do Flamengo, os paulistas davam como certa a conquista do título, afinal, os dois gols marcados fora de casa davam a vantagem do empate em zero a zero. Porém, o adversário era o Grêmio, perito em mata-mata, e a frustração dos torcedores corintianos começou cedo, quando o zagueiro Marinho marcou, de cabeça, o primeiro gol gremista. Na etapa final, Zinho fez 2 a 0. O Corinthians até descontou e deu uma esperança ao seu torcedor de levar a decisão para as penalidades. Porém, faltando cinco minutos para o final do jogo, Marcelinho Paraíba marcou o terceiro, decretando o placar final em uma das maiores atuações do Tricolor na história da competição. Festa gremista em São Paulo e, mais uma vez, em todo o País

Grêmio campeão da Copa do Brasil pela quarta vez!

 

Foto: Museu do Grêmio