100% no Gauchão!

Em Bento Gonçalves, Grêmio vence o Esportivo e conquista a segunda vitória no Estadual

Com gols de Thaciano e Lucas Araújo, o Tricolor venceu a equipe da casa por 2 a 0

13 MAR 2021 20:33 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

A noite deste sábado foi de Campeonato Gaúcho para o Tricolor, que entrou em campo no Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, para enfrentar o Esportivo, em partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Gaúcho. Com gols de Thaciano e Lucas Araújo, o Grêmio bateu o time da serra pelo placar de 2 a 0, alcançando sua segunda vitória na competição, com dois jogos disputados.

Em campo, o técnico Renato Portaluppi colocou uma equipe diferenciada, com alguns garotos vindos da base gremista. Escalou Brenno, Vanderson, Rodrigues, Ruan, Cortez, Darlan, Thaciano, Cézar Pinares, Guilherme Azevedo, Léo Chú e Isaque. 

O jogo iniciou equilibrado, com ambas as esquipes buscando o campo de ataque. Com 5 minutos de bola rolando, o Tricolor ameaçou com uma jogada pela esquerda, entre Léo Chú e Isaque, mas o atacante acabou dividindo com Júnior Alves, que impediu a sequência do lance. Três minutos depois, Darlan fez um lançamento preciso para Isaque, que dentro da área dominou, driblou a marcação e finalizou, mas Anderson espalmou, fazendo uma grande defesa. 

Já aos 10’, Léo Chú desceu pela esquerda e chutou na saída do goleiro, para outra boa defesa do goleiro adversário. Na sobra, Vanderson ainda tentou completar, mas a zaga afastou. 

O Grêmio seguiu tramando boas jogadas, trocando passes em velocidade. Com 17’ jogados, Guilherme Azevedo serviu Léo Chú, que partiu para o ataque e fez o cruzamento, mas Igor tirou pela linha de fundo. 

O Esportivo buscou reagir aos ataques passados 21 minutos. Daniel Cruz saiu pela direita, passou pela marcação, mas parou em Darlan, que recuperou bem para os gremistas. Em seguida, Santana arrematou de longa distância, sem perigo para a meta defendida por Brenno. 

Foi aos 25 minutos da etapa inicial, que o Grêmio conseguiu efetividade e abriu a contagem no Montanha dos Vinhedos. Vanderson fez um cruzamento preciso da direita para Thaciano, que desviou de cabeça para o fundo das redes. 

O Tricolor seguiu pressionando e mantendo a sua principal característica: a bola de pé em pé. Aos 28’, Pinares do meio recebeu e tentou um passe para Léo Chú mais à esquerda, mas a bola acabou com o time da serra. 

Em resposta, o Esportivo tramou com Daniel Cruz, que recebeu um passe de Warlei, desceu pela esquerda e chutou rasteiro, mandando com perigo, mas a bola passou à direita da meta, com 33’ jogados. 

Aos 40 minutos, Léo Chú esperou a passagem de Bruno Cortez e acionou o lateral que recebeu o passe e fez um cruzamento na área para Guilherme Azevedo. O atacante subiu e por pouco não alcançou e desviou de cabeça para o gol, mas a bola se perdeu pela linha de fundo. 

Na reta final, o Tricolor ainda teve uma chance em cobrança de falta da intermediária, mas a cobrança de Pinares explodiu na barreira. 

Os donos da casa ainda conseguiram ameaçar com um cruzamento de Itaqui para Daniel Cruz, que se antecipou a defesa e mandou de cabeça - para fora, mas o adversário também estava em posição irregular. 

 

O Grêmio voltou a campo com a mesma formação para a etapa complementar. Logo nos primeiros segundos já ameaçou, com Bruno Cortez, que fez um passe para Léo Chú. O atacante recebeu e cruzou, mas foi flagrado em impedimento. Já o Esportivo respondeu de imediato com Itaqui, que colocou na área para Juninho Tardelli. Ele tentou o chute, a bola bateu em Ruan, mas na sobra, Wesley chutou para fora. 

Passados 4 minutos, o Tricolor conseguiu atacar novamente pela esquerda. Isaque acionou Léo Chú, que dominava dentro da área, quando foi derrubado pela marcação, mas a arbitragem não assinalou o pênalti. 

Do outro lado, os adversários chegaram novamente com perigo dois minutos depois, quando Wesley desviou de cabeça para a meta gremista. Por detalhe, não empatou a partida. Aos 10’, o Grêmio sofreu mais pressão em seu campo de defesa. Desta vez, após uma cobrança de falta de Itaqui, Rodrigues fez o corte e a bola sobrou para Daniel Cruz finalizar de primeira, mandando forte a gol – para fora. 

O Tricolor conseguiu responder as ameaças da equipe da serra. Após uma sequência de escanteio, Darlan colocou a bola na área buscando Thaciano, mas a zaga cortou. Em seguida, Pinares cobrou uma falta na boca do gol, mas Anderson saiu para afastar de soco. 

Passados 15 minutos, o técnico Renato Portaluppi providenciou suas primeiras três alterações na equipe. Colocou Lucas Araújo, Ricardinho e Léo Pereira, nos lugares de Pinares, Isaque e Léo Chú. 

O Grêmio criou bem aos 20 minutos e por detalhe não marcou o segundo gol na partida. Vanderson fez um cruzamento na área, Guilherme Azevedo chutou, a bola explodiu na marcação e sobrou para Léo Pereira, que arrematou, mas mais uma vez, bateu na marcação. 

O time de Bento Gonçalves teve uma nova oportunidade em cobrança de escanteio. A bola foi colocada na área, mas ninguém chegou para completar, com 24 minutos jogados. Dois minutos depois, Léo Pereira foi acionado na esquerda por Cortez, invadiu a área e tentou um cruzamento na área, mas mandou muito forte.  

Aos 28’, o Esportivo chegou com muito perigo com Daniel Cruz, que mandou de cabeça em direção a meta gremista, obrigando Brenno a fazer uma grande defesa e impedindo o gol de empate. 

No minuto seguinte, respondendo ao ataque adversário, o Tricolor chegou com uma jogada de Darlan, Lucas Araújo e Léo Pereira. O atacante recebeu o último passe, driblou o goleiro, mas acabou derrubado dentro da área. Pênalti. Na cobrança, Lucas Araújo foi preciso e mandou com qualidade no canto direito, estufando as redes, assinalando o segundo gol gremista. 

Mais duas alterações foram providenciadas pelo técnico gremista. Heitor passou a ocupar o lugar de Darlan e Felipe o de Vanderson, na reta final da etapa complementar.

Outra chance Tricolor saiu em bola parada, aos 41'. Lucas Araújo chutou direto, em curva, a bola raspou no ombro do defensor e saiu muito próximo a trave esquerda.

Nos acréscimos, o Grêmio ainda teve uma falta a seu favor. A bola foi colocada na área por Felipe, mas forte demais e ela se perdeu pela linha de fundo. 

Com o resultado, o Tricolor é terceiro colocado na tabela de classificação, com seis pontos, dois jogos disputados e duas partidas adiadas. 

O próximo desafio gremista será na terça-feira, pela Conmebol Libertadores, diante do Ayacucho, pelo jogo de volta, que será disputado às 21h30, em Quito, no Equador. 


Confira abaixo a galeria de imagens da vitória sobre o Esportivo, na noite deste sábado. 

 

Esportivo x Grêmio - Gauchão 2021 - 13/03/2021

Fotos: Lucas Uedbel | Grêmio FBPA