Nova metodologia

Departamento de Formação inicia a IX Semana de Estudos

Reuniões serão feitas remotamente para a atualização da nova metodologia de trabalho

30 MAR 2021 20:09 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na tarde desta terça-feira, a direção, coordenação, comissões técnicas e colaboradores do Departamento de Formação do Grêmio fizeram a abertura oficial da IX Semana de Estudos. A tradicional e importante reunião que marca o início da temporada foi realizada de maneira remota, trazendo novidades, como a apresentação da nova metodologia no trabalho de formação nas categorias de base.

A abertura ficou por conta do assessor especial da presidência para as categorias de base, Gustavo Schmitz. "Desejo à todos um excelente trabalho nesta semana que marca o início de uma nova era na base do Grêmio. Não só pela estrutura nova que dispomos agora para desenvolver os trabalhos de campo, parte técnica, física e emocional dos nossos futuros atletas, mas também especialmente pela inovação metodológica que decidimos implementar. Assim, vocês serão a ponta do processo para fazer toda a diferença. Podem ter certeza que os resultados que serão produzidos a partir de agora serão ainda mais marcantes na história do Clube", frisou.

A partir daí o coordenador geral das categorias de base, Francesco Barletta, passou a fazer a revisão de todos os processos internos desenvolvidos pelos diferentes setores responsáveis pelo trabalho de formação, distribuídos de maneira macro em quatro coordenações. A Coordenação Técnica e Metodológica; a Coordenação Administrativa e Gestão de Pessoas; a Coordenação Médica e Coordenação de Preparação Física; Coordenação de Captação e Novos Negócios.

Com o foco cada vez mais intensificado na formação individual do atleta, os seis elencos passam a ser identificados não mais pelas idades, divididos em Sub-14, Sub-15, Sub-16, Sub-17, Sub-19 e Sub-20. A partir de agora a distribuição dos atletas será feita em quatro grupos. A Inserção, o Desenvolvimento, a Preparação e a Promoção, classificação adotada de acordo com a condição desportiva individual.

"O principal objetivo é de classificar os atletas de acordo com a sua condição desportiva, não mais sendo restrita por sua idade. Para acompanhar a modernização e o desenvolvimento de todo o trabalho de formação, essa mudança será essencial para nortear os nossos processos. Além disso, implementamos a divisão dos setores especificamente em quatro coordenações para agilizar as demandas e potencializar o andamento das nossas rotinas", comentou Francesco.

A Semana de Estudos seguirá com a abordagem detalhada sobre cada setor correspondente a sua coordenação diariamente. Nesta quarta-feira, a coordenação técnica comandará os trabalhos. O encerramento das atividades será feito na sexta-feira, dia 02 de abril.