Ponto somado

Grêmio empata com o Avaí e garante classificação no Brasileiro de Aspirantes

Tricolor ficou no 1 a 1 na Ressacada

29 JUL 2021 17:00 | Atualizado em 29 JUL 2021 17:08 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio somou mais um ponto fora de casa na disputa do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, garantindo classificação antecipada para a segunda fase. Na tarde desta quinta-feira, no estádio da Ressacada em Florianópolis, o Grêmio empatou em um gol a partida válida pela sétima rodada contra o Avaí. O gol gremista foi anotado por Elias Manoel.

A primeira chegada do duelo foi aos dois minutos, em cobrança de falta lateral de Pedro Lucas que Jhonata Varela desviou de cabeça, para fora. A resposta veio sete minutos depois, em chute forte do time da casa que passou raspando a trave direita do arqueiro Hugo.

O Grêmio teve a melhor chance da primeira etapa aos 16 minutos. Em nova cobrança de falta lateral alçada na área por Pedro Lucas, Jhonata Varela desviou e o goleiro deu rebote. Heitor chegou concluindo de primeira, na segunda trave, e a bola bateu no arqueiro já caído no chão, antes de sair para escanteio. O castigo aconteceu três minutos depois, em cobrança de escanteio da esquerda. Arthur Chaves subiu mais que a defesa gremista para cabecear. A bola tocou no travessão antes de entrar.

A partir daí o Grêmio passou a dominar mais as ações e teve duas boas chances de empatar. Aos 33 minutos, após rebatida da zaga, Pedro Lucas pegou um chutaço de canhota de primeira. A bola pegou efeito e saiu tirando tinta da trave direita. Aos 39, Elias Manoel recebeu passe pela direita da área e foi ao fundo. No cruzamento rasteiro, a bola passou na pequena área e ninguém empurrou pras redes.

Na etapa complementar, o Tricolor veio disposto a buscar o marcador. Logo aos dois minutos, Pedro Lucas chutou da entrada da área e a bola desviou na zaga. Elias Manoel invadiu a área para pegar livre a sobra e só bater ao lado do goleiro, deixando tudo igual. 1 a 1!

A equipe ainda teve mais duas boas oportunidades para virar o placar. Aos 11 minutos, Bitello recebeu passe de Jhonata Varela e foi ao fundo do campo, pela esquerda. O forte cruzamento passou na boca do gol e Wesley se esticou, mas não alcançou a bola. Wesley novamente fez jogada individual pela direita e puxou para o meio. O chute acabou sendo fraco, para defesa do goleiro aos 13 minutos.

Depois das primeiras trocas promovidas, o Tricolor seguiu sendo melhor em campo, porém não chegou e ter chances mais claras de gol. Ainda aos 45 minutos, Hugo teve que espalmar uma bola à escanteio que foi desviada de cabeça pelo atacante avaiano, para evitar a derrota.

Com este resultado o Tricolor manteve a liderança no Grupo A da competição, com 12 pontos somados em sete partidas, três a mais que o Ceará, segundo colocado. Volta a atuar na próxima quinta-feira para fechar a fase inicial, no CFT Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, quando receberá o Bahia às 15h.

Escalação: Hugo; Thomas Luciano, Ericson, Heitor e Thiagio Rosa; Jhonata Varela e Bitello (Gazão); Wesley (Juan Christian), Pedro Lucas (Rildo) e Vini Paulista (Vitinho); Elias Manoel (Rafael Costa).

Técnico: Cesar Lopes.

Foto: Leandro Boeira/Avai FC.