Vitória Importante!

Com gol de Borja, Grêmio vence o Flamengo, no Maracanã

Tricolor superou o time carioca por 1 a 0, chegando a 22 pontos na competição

19 SET 2021 22:31 | Atualizado em 19 SET 2021 22:38 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Noite de Campeonato Brasileiro. 

O Grêmio enfrentou o Flamengo, na noite deste domingo, 19, em partida válida pela 21ª rodada da competição. Jogando no Maracanã, a equipe tricolor venceu os donos da casa por 1 a 0, com gol assinalado por Borja, aos 47 minutos do primeiro tempo. 

Com o resultado, o Tricolor soma três pontos, chegando a 22 e subindo uma posição, assumindo a 17ª colocação. 

O jogo iniciou com maior posse de bola adversária, com os donos da casa controlando as ações da partida. O Tricolor buscou o ataque e chegou em algumas oportunidades. Aos 8’, Vanderson fez um cruzamento, a bola desviou em Renê e Rodrigo Caio completou, cortando pela linha de fundo. No escanteio, o lateral colocou a bola fora da área, para Villasanti, que cabeceou, mas a zaga carioca afastou. 

Respondendo a este primeiro ataque gremista, o Flamengo chegou com uma boa trama. Gabriel Barbosa fez uma tabela com Everton Ribeiro, e então tentou a finalização, mas Chapecó defendeu. Em nova oportunidade, foi a vez de Vitinho ser lançado na área, mas acabou bloqueado ao chutar. No rebote, Everton Ribeiro mandou pra fora, com 12’ jogados. 

O Tricolor tentou um novo ataque com Ferreira, que recebeu na esquerda e mandou a gol, mas Willian Arão cortou a escanteio. Vanderson cobrou e Vitinha cortou. Outra tentativa gremista saiu dos pés do lateral, que colocou a bola na cabeça de Borja. O centroavante desviou, mas para fora, aos 18’. 

Passados 24 minutos, o Grêmio teve mais um bom momento com Ferreira, que fez uma boa jogada individual pela meia esquerda, invadiu a área e cruzou rasteiro. A bola passou por todos e ao final, Borja ajeitou para Villasanti mais atrás. O meia chutou, obrigando Diego Alves a fazer a defesa. 

A equipe carioca fez uma jogada rápida com Michel, que cruzou, houve o desvio de cabeça até que a bola caiu para Léo Pereira – mandou por sobre a meta, aos 28’’. Três minutos depois, Éverton Ribeiro finalizou, chutando forte, mas isolou. 

Uma nova chance de gol na partida saiu aos 38’, quando Vitinho recebeu na esquerda e colocou na área, mas Chapecó desviou a escanteio. Após a cobrança, Léo Pereira mandou de cabeça, para boa defesa do goleiro gremista. 

Na reta final, o Tricolor conseguiu abrir o marcador, já nos acréscimos, aos 47’. Ferreira fez um cruzamento preciso na cabeça de Borja, que subiu e mandou para o fundo das redes, colocando os gremistas na frente. 

O Grêmio voltou a campo com a mesma formação para a etapa complementar. 

O Flamengo teve uma oportunidade logo aos 2 minutos, em bola parada. Éverton Ribeiro colocou na área e Chapecó saiu para afastar de soco. No lance, o goleiro dividiu com Ruan e precisou de atendimento, sendo também substituído por Brenno. 

Aos 13’, os cariocas chegaram com Vitinho, que cruzou fechado na área. Brenno segurou firme. No minuto seguinte, da meia esquerda, Borja recebeu e finalizou, mas Diego Alves caiu para defender. 

Os donos da casa chegaram novamente com uma jogada de Michael acionando Gabriel Barbosa. O atacante arrematou, mandando para fora. 

Passados 33 minutos, o Grêmio teve uma falta da intermediária, próximo a grande área. Vanderson cobrou, mandando direto, mas para fora, sem perigo. 

O técnico Felipão promoveu suas primeiras alterações aos 37’: Léo Pereira, Bruno Cortez e Sarará ocuparam os lugares de Ferreira, Rafinha e Léo Pereira. 

Na reta final, o Flamengo teve uma falta a seu favor. A bola foi colocada na área, mas a defesa tricolor conseguiu o corte. No contra-ataque, o Grêmio chegou com um cruzamento de Léo Pereira, mas Rodrigo Caio cortou pela linha de fundo.  

Já aos 46’, Kenedy saiu em velocidade invadindo a área e finalizou – Brenno defendeu bem. 

A última mudança no time gremista foi providenciada, com Diogo Barbosa assumindo o lugar de Alisson. 

O Grêmio teve ainda um pênalti a seu favor aos 51’, com um lance revisado pelo VAR. Borja cobrou, mas Diego Alves fez a defesa, no canto direito da meta. 

Com o resultado, o Tricolor soma três pontos, chegando a 22 e subindo uma posição, assumindo a 17ª colocação. 

 

Fotos: Lucas Uebel | Grêmio FBPA