Transição

Grêmio estreia com vitória sobre o Rio Grande pela Copa FGF

Elenco gremista abriu 3 a 0 no primeiro tempo e fez mais um na etapa final

20 SET 2021 16:22 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grupo de Transição estreou com vitória sobre o Rio Grande na tarde desta segunda-feira (20), no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, pela Copa da Federação Gaúcha de Futebol 2021 - Troféu Dirceu de Castro. Com placar de 4 a 0 e gols de Juan Christian, Vitinho, Rafael Barbosa e Émerson, o Grêmio somou seus primeiros três pontos pelo Grupo C da competição. 

A equipe do Rio Grande iniciou a partida buscando espaços pelos lados, mas encontrou uma marcação bastante eficiente no setor defensivo dos donos da casa.

O Grêmio não demorou para mostrar efetividade no campo de ataque e aos 4 minutos já estava na frente no placar. Juan Christian recebeu aberto na área pelo lado direito e chutou em diagonal, no canto oposto do goleiro, fazendo 1 a 0 para o Tricolor.

A equipe comandada pelo técnico César Lopes mostrou muita qualidade na criação de jogadas ofensivas. Logo depois de abrir o marcador em Eldorado do Sul, a equipe gremista deixou de concluir ao menos umas seis oportunidades claras de marcar o gol.

Aos 14 minutos, após jogada em velocidade no lado esquerdo, Vitinho carregou para dentro da área, sem marcação e não cruzou, optando por chutar direto e concluindo com excelência um belo gol.

O terceiro gol não demorou para sair. Com várias chegadas pelo lado esquerdo, o Grêmio aproveitou mais uma boa troca de passes que a defesa não conseguiu afastar e finalizou já na pequena área com Rafael Barbosa,  tocando na saída do goleiro aos 25 minutos da etapa inicial. 

Outro lance de grande perigo ocorreu aos 30 minutos, com uma bola que foi cabeceada por Heitor na trave após cobrança de escanteio no lado direito. 

A temática da etapa inicial se manteve neste modelo do Grêmio explorando bastante os lados e além dos três gols, perdendo muitas chances claras de ampliar o placar. Os visitantes pouco fizeram no campo de ataque e não chegaram a ameaçar a meta defendida pelo goleiro Hugo.

Ainda no primeiro tempo, o Grêmio acertou outra bola na trave aos 40 minutos. Após roubar a bola, Rafael Barbosa entrou na área e deixou Juan Christian livre, mas o camisa 7 gremista carimbou o poste.

A equipe do técnico César Lopes voltou para a segunda etapa da mesma forma que iniciou, sem alterações de jogadores e mantendo o mesmo esquema tático.

O Grêmio seguiu atacando na volta para a etapa complementar, mas criando chances que acabaram não se concretizando em gols. As primeiras alterações ocorreram aos 25 minutos com as entradas de Jeferson e Léo Fenga no lugar de Rafael Costa e Rafael Barbosa. 

Aos 30 minutos, Vini Paulista recebeu na frente, livre e tocou por cima do goleiro, mas a bola bateu na trave. No rebote, Émerson só teve o trabalho de empurrar para o fundo e fazer o 4 a 0 para o Grêmio. 

Aos 38, mais uma alteração promovida pelo técnico César Lopes com a entrada de Gazão no lugar de Lucas Kawan.

Mesmo com ampla vantagem, o Grêmio seguiu rondando a área adversária, mesmo que em um ritmo menor que o primeiro tempo, quando fez três gols e desperdiçou diversas oportunidades. Marcando apenas um gol na etapa complementar, fechou a estreia com vitória e 4 a 0 sobre o Rio Grande. 

O próximo compromisso do Grupo de Transição será pelo Campeonato Brasileiro de Aspirantes, na quinta-feira, dia 23 de setembro, contra o Figueirense valendo vaga para a próxima fase da competição. Pela Copa da federação Gaúcha de Futebol, irá enfrentar o 12 horas, no domingo, dia 26 de setembro, às 15h, em Sapucaia do Sul.

Escalação:
Hugo, Lucas Kawan (Gazão), Heitor, Alison, Rafael Costa (Jeferson) e Vitinho, Caíque, Rafael Barbosa (Léo Fenga) e Luisinho, Juan Christian e Émerson.
Técnico: César Lopes

Foto: Rodrigo Fatturi /  Grêmio FBPA

Copa FGF - Grêmio x Rio Grande