Grupo de Transição

Fora de casa, Grêmio supera o Avaí e larga em vantagem na semifinal do Brasileiro de Aspirantes

Tricolor manteve equilíbrio e dominou a partida durante todo o confronto

03 OUT 2021 17:34 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio conquistou uma importante vitória na tarde deste domingo (3), no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Com gols de Wesley e Jhonata Varela, o Grupo de Transição derrotou o Avaí pelo placar de 2 a 1 e largou em vantagem na semifinal do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. O jogo da volta será no dia 10 de outubro, com mando de campo do Tricolor.

Desde os primeiros toques na bola, as duas equipes estudaram muito os movimentos para evitar a perda da posse. Mesmo fora de casa, o Grêmio manteve seu estilo de jogo buscando envolver o adversário com toques pelo meio e utilizando os espaços para avançar suas linhas. Logo aos dois minutos de jogo, Elias ganhou da marcação, entrou na área e assustou o goleiro adversário com chute que saiu pela linha de fundo.

O gol gremista não demorou para sair. Aos 4 minutos de jogo, com muita pressão do ataque gremista, Thiago Rosa recebeu pelo fundo do campo na lateral esquerda e fez o cruzamento rasante. Elias Manoel não conseguiu desviar na primeira trave, mas Wesley fechou na segunda trave para chegar antes do marcador e empurrar pro fundo das redes, abrindo o placar para o Grêmio.

Logo aos 20 minutos, o técnico César Lopes precisou fazer uma alteração, tirando Emanuel, com dores, para entrada de Heitor na equipe gremista.

A pressão seguiu e com várias oportunidades, o segundo gol era questão de tempo. Bitello aproveitou a sobra do escanteio batido por Pedro Lucas que a zaga afastou mal, aos 38 minutos. O forte chute da entrada da área contou com o desvio de cabeça de Jhonata Varela na risca da pequena área, tirando o goleiro avaiano da jogada, mandando no canto direito.

Com uma marcação focada no meio, o Avaí permitiu espaços pelos lados, deixando os laterais gremistas criando em ambos os lados do campo durante todo o primeiro tempo. 

Na segunda etapa, em desvantagem no placar, o Avaí começou a atacar com mais frequência e conseguiu um pênalti aos 21 minutos da etapa final, após bate e rebate na área do Tricolor. Pênalti batido e convertido por Gustavo.

O Grêmio realizou duas mudanças aos 22 minutos, com as entradas de Gazão e Juan Christian, para as saídas de Wesley e Vini Paulista. Elias Manoel também deixou o campo para entrada de Émerson. Após o gol dos donos da casa, com muitas faltas e critérios duvidosos utilizados pela arbitragem, o técnico César Lopes acabou sendo expulso da partida por reclamação e precisou deixar o campo.

Até o fim do confronto, o Grêmio manteve o equilíbrio e evitou a reação do time catarinense, ficando com a vitória fora de casa e conquistando uma importante vantagem no duelo diante do Avaí.

A partida de volta das semifinais pelo Campeonato Brasileiro de Aspirantes será no dia 10 de outubro, às 15h, em solo gaúcho. Antes disso, pela Copa FGF - Troféu Dirceu de Castro, o Grupo de Transição receberá o Rio Pardense, às 15h, do dia 6 de outubro, em Eldorado do Sul.

Escalação: Felipe Scheibig; Thomas Luciano, Ericson, Emanuel (Heitor) e Thiago Rosa; Jhonata Varela e Bitello; Wesley (Gazão), Pedro Lucas e Vini Paulista (Juan Christian); Elias Manoel (Émerson).
Técnico: César Lopes.

Fotos: Renan Jardim / Grêmio FBPA

Avaí x Grêmio - Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2021