Classificadas!

Gurias Gremistas vencem Santos e garantem vaga na semifinal do Brasileirão Sub-20

Com gol de Yngrid, o Grêmio bateu as Sereias da Vila por 1 a 0 e aguarda adversário da próxima fase 

27 MAI 2022 12:11 | Atualizado em 27 MAI 2022 13:07 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

As Gurias Gremistas Sub-20 entraram em campo na manhã desta sexta-feira, no estádio Gabriel Marques Silva, em Santana de Parnaíba, no estado paulista, para enfrentar o Santos, em jogo que fechou a segunda fase do Campeonato Brasileiro da categoria. Jogando apenas pela vitória para se classificar às semifinais da competição, o Tricolor alcançou o objetivo e venceu as Sereias da Vila por 1 a 0, com gol da zagueira Yngrid, assinalado aos 19 minutos da etapa inicial.  

Com o resultado, o Grêmio faz história e garante a vaga na fase mata-mata pela primeira vez. Foram 6 pontos somados e o segundo lugar do Grupo G. Por enquanto, aguarda o adversário, que será o primeiro colocado do Grupo H – a disputa está entre Internacional, Ferroviária e Flamengo. As semifinais estão previstas para os dias 4 e 11 de junho. 

A partida iniciou com muita disputa entre as equipes, que buscaram a todo o instante o campo de ataque. O Grêmio chegou por algumas vezes e antes dos dez minutos, teve uma falta a seu favor, próxima à grande área. Rafa Levis e Ana Guimarães tentaram uma jogada ensaiada, mas a defesa do Santos conseguiu afastar.  

A equipe adversária tentou responder e investiu no ataque com sequências de escanteios, mas a bola não passou pela zaga tricolor. Outro lance de perigo saiu dos pés de Gi Fernandes, que recebeu na direita e finalizou, mas Iasmin Paixão fez uma grande defesa. 

Foi aos 19 minutos que o Grêmio conseguiu abrir o marcador. Rafa Levis cobrou uma falta da intermediária de ataque, colocando na marca penal para Yngrid desviar de cabeça e mandar no canto direito da meta defendida por Madú. 

A melhor oportunidade adversária saiu após uma cobrança de falta alçada na área. Iasmin Paixão saiu para fazer a defesa e, no rebote, Júlia Delprat arrematou para fora. As gurias responderam de imediato, com Luany por duas vezes seguidas – em ambas, a atacante finalizou de fora da área - uma delas por sobre o gol e a outra, à esquerda da meta, com perigo. 

Com 30’ jogados, Gabi Santos foi acionada na meia esquerda, se livrou da marcação de Sassá e mandou a gol, mas a bola subiu demais. Na reta final do primeiro tempo, foi Rafa Levis quem arrematou de fora da área, obrigando Madú a operar uma grande defesa, espalmando à escanteio. Após a cobrança, a goleira santista segurou novamente, impedindo o que poderia ser o segundo gol gremista. 

O Grêmio voltou sem mudanças para a etapa complementar, que seguiu disputada, mas com superioridade tricolor. Nos primeiros minutos, Luany foi acionada na área e finalizou da direita, mas a goleira adversária fez a defesa. Em seguida, após uma cobrança de escanteio de Rafa Levis, a bola sobrou para Brito perto da meia-lua – a zagueira dominou e chutou forte, mandando para fora. 

Já o Santos tentou responder com Júlia Delprat, mas a atacante não passou pela zaga, que conseguiu o corte. 

Passados pouco mais de 10 minutos, Luany trabalhou com Rafa Levis, que recebeu e mandou a gol, acertando a trave esquerda da meta defendida por Madú - por detalhe a bola não entrou. 

Aos 15 minutos, as sereias quase igualaram o placar em uma saída do gol da goleira gremista, mas o chute da atacante adversária passou raspando a trave, para fora. 

Mas o Grêmio ainda seguiu superior e pressionando no campo de ataque. Gabi Santos criou uma grande oportunidade de gol, arriscando em direção a meta, mas a atacante acertou o poste, com 17’. 

Depois dos 20 minutos do segundo tempo, as adversárias passaram a pressionar e cresceram um pouco mais no jogo. Em uma das oportunidades, chegaram com perigo com Sassá, que finalizou, mas Iasmin fez outra boa defesa. Logo em seguida, Júlia Dalprat obrigou Paixão a salvar mais uma vez o Tricolor. 

O jogo passou a ficar tenso e muito disputado. As adversárias pressionaram, investindo no campo de ataque e criando diversas chances. Iasmin Paixão brilhou e operou grandes defesas, fechando por completo a meta gremista até o último minuto. 

Grêmio classificado para as semifinais do Campeonato Brasileiro Sub-20.  

Com o resultado, a equipe garantiu a vaga na fase mata-mata, com 6 pontos, na segunda colocação do Grupo G. Agora, as gurias aguardam o adversário, que será o primeiro colocado do Grupo H. 

 

Fotos: Adriano Fontes | Grêmio FBPA