Fidelidade!

Meu único amor: Pesquisa O Globo/Ipec aponta torcida do Grêmio como a mais fiel do Brasil 

Índice de fidelidade chega a 90,6% e coloca o Tricolor na primeira posição entre os maiores clubes brasileiros 

21 JUL 2022 11:29 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Um estudo realizado pelo jornal O Globo/Ipec, que demonstra a fidelidade dos torcedores pelos seus clubes do coração, aponta um dado que é motivo de orgulho para todos os gremistas. O Grêmio aparece em primeiro lugar num ranking que indica o índice de fidelidade dos torcedores em relação aos seus clubes, o que corresponde a 90,6%, à frente de Flamengo, Corinthians e Cruzeiro.  

Na pesquisa, o Ipec questiona "por qual time você torce mais ou tem simpatia maior", podendo dar duas respostas. O percentual total de torcedores que indicou apenas um Clube foi de 62%.  

Os dados do estudo indicam que a ideia de torcer com exclusividade para apenas um time é maior entre os mais jovens e moradores da região Sul e Sudeste. Já no Norte, Centro Oeste e Nordeste, as preferências são divididas, em aproximadamente 15%. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 1° e 5 de julho de 2022 e entrevistou 2 mil brasileiros a partir de 16 anos, de forma presencial, em 128 municípios em todas as regiões do Brasil, com margem de erro total de dois pontos, para mais ou para menos, para cada clube.