Comemorações

Grêmio relembra conquista histórica na 87ª edição do tradicional Jantar Farroupilha

Evento das festividades de aniversário reuniu os gremistas em churrascaria de Porto Alegre

22 SET 2022 21:45 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Dentro das comemorações pelos 119 anos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, na noite desta quinta-feira, o tradicional Jantar Farroupilha foi realizado na churrascaria Schneider, na Zona Norte de Porto Alegre. Com a presença dos membros do Conselho de Administração do Tricolor, o evento contou com a participação de dezenas de torcedores para relembrar a histórica vitória em clássico Gre-Nal, que selou a conquista do Campeonato Citadino de 1935. 

Em sua 87ª edição, voltando a ser no formato presencial após o maior controle sobre a Pandemia de Covid-19, a festividade reuniu dirigentes, conselheiros, torcedores e alguns familiares dos personagens que vivenciaram a conquista memorável do Campeonato Farroupilha.

O vice-presidente do Conselho Deliberativo, Alexandre Bugin, esteve presente, assim como o membro do Conselho de Administração, Paulo Luz. Os familiares do técnico Sardinha I e dos atletas Lacy Alfama e Mário Pereira marcaram presença, representando os heróis da saudosa conquista.

Coube ao vice-presidente, Paulo Luz, representando o presidente, Romildo Bolzan, proferir o tradicional discurso enaltecendo aquele inesquecível feito, saudando a todos os presentes. "Os atletas de 1935 são heróis. Estarmos em todos os dias 22 de setembro honrando e cumprindo em ato solene o feito de 87 anos atrás, nós não estamos somente referendendo o que foi aquela conquista, mas estamos aqui consagrando o que é a alma Tricolor, o que é a alma gremista. É exatemente por acontececimentos desta marca que nos fazemos imortais. É por feitos como destas pessoas que construiram esta história de 119 anos que este Clube alcançou o expledor em que se econtra", valorizou.

Em 22 de setembro de 1935, os comandados do técnico Sardinha I venceram o Internacional, na Baixada do Moinhos de Vento, pelo placar de 2 a 0. O co-irmão era favorito para o confronto e então jogava pelo empate, mas o Grêmio foi superior e conquistou a vitória. No intervalo da partida, o lendário goleiro Eurico Lara teve que ser substituído, já com a saúde debilitada, fazendo a sua despedida do arco gremista. 

Os gols anotados por Foguinho e Lacy, nos minutos finais do jogo, deram um tom ainda maior de dramaticidade à decisão e a euforia tomou conta de todos. Na comemoração do título, o técnico gremista, vibrante pela façanha do Tricolor, decretou que a conquista seria celebrada por 100 anos a partir dali. Sendo assim, a celebração ocorrerá até 2035.

Fotos: Rodrigo Fatturi/Grêmio

 

87ª Jantar Farroupilha - 22/09/2022