Terminou

Grêmio finaliza disputa na Copa FGF - Troféu Tarciso Flecha Negra

Equipe Tricolor empatou no tempo normal e foi superado nas penalidades pelo São Luiz

01 NOV 2022 22:08 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio finalizou a sua participação na disputa da Copa FGF - Troféu Traciso Flecha Negra. Na noite desta terça-feira, atuando no Estádio 19 de Outubro pela volta nas semifinais, o Grupo de Transição gremista repetiu o placar do primeiro jogo e empatou em 1 a 1, com gol anotado por Wesley no tempo normal. Na decisão por pênaltis, o Grêmio acabou superado pelo placar de 4 a 2.

A partida começou de forma equilibrada, com o Grêmio buscando as primeiras iniciativas ofensivas. O São Luiz teve um primeiro lance de perigo em chute de João Felipe de fora da área, aos seis minutos, mas a bola passou longe do gol. A resposta veio aos oito minutos em cruzamento de canhota feito por Vitinho pela lateral direita. A batida fez uma curva passando perto do ângulo direito, assustando o goleiro Fabio Rampi.

Aos 13 minutos, Paulinho Santos arriscou o chute de fora da área e o goleiro Felipe Scheibig defendeu sem problemas. Em cobrança de lateral pelo lado esquerdo aos 16 minutos, a zaga gremista afastou para a entrada da área e Mizael arrematou de primeira no canto, sem chances, para abrir o placar para o time da casa.

O Grêmio começou a reagir no duelo aos 22 minutos, em jogada trabalhada da esquerda com passe centralizado para Ronald Falkoski. Ele adiantou a bola e arriscou o chute rasteiro da intermediária, mas o arqueiro defendeu no centro da meta. Ainda com dificuldade na parte defensiva, o Grêmio escapou de levar o segundo, aos 24 minutos. A bola foi cruzada rasteira da esquerda. Na pequena área, Thiago Rosa afastou o perigo no momento certo. Na sequência, após saída errada, o São Luiz encaixou o contra-ataque, com a finalização pelo lado esquerdo de Negueba sendo espalmada para escanteio pelo goleiro Felipe.

Aos 35 minutos, o time local teve chance em cobrança frontal de falta da intermediária. Negueba fez o forte chute no meio, para defesa segura de Felipe Scheibig. No minuto seguinte, o Grêmio encaixou o ataque pelo lado esquerdo. Gazão levou ao fundo, cortou dois marcadores para bater cruzado de direita. O goleiro Fabio espalmou a bola para mandar para fora da área, tirando o perigo.

Depois disso, a partida ficou muito disputada, com poucas chegadas de maior perigo, até o apito final.

Para a etapa complementar, o volante Gazão deixou a equipe para a entrada do atacante Wesley. Na sua primeira jogada, veio o gol de empate, com um minuto de bola rolando. Vitinho fez a jogada pelo lado direito e deu o passe para Wesley ingressando na área. Ele conseguiu passar por dois marcadores, adiantar a bola e soltar a bomba de perna direita. Ela ainda tocou o travessão antes de entrar. Golaço! 1 a 1!

Com outra postura e no seu melhor momento até então na partida, o Grêmio construiu oportunidades em sequência. Aos oito minutos, Vitinho fez a cobrança da falta lateral na área e Ronald desviou de cabeça, por cima da meta. Aos 12 minutos, Wesley recebeu em rápido contra-ataque e cruzou da direita na segunda trave. Thiago Rosa fechou livre na área para testar pro chão. A bola quicou, subiu e o goleiro Fabio Rampi deu um tapa na bola antes de tocar o travessão, evitando a virada com uma grande defesa. No rebote dentro da área, o zagueiro ganhou do centroavante Kevin de cabeça para tirar o gol gremista.

Os 22 minutos, a bola foi recuada para o goleiro Felipe Scheibig. A marcação apertou e, ao invés de fazer o lançamento, ele tentou fazer o corte. Com isso a bola escapou do seu domínio e quase que o adversário fica com a bola, mas ambos trombaram e o lance seguiu. Nada a marcar. Cinco minutos depois, a grande chance da partida desperdiçada pelo Grêmio. Vitinho fez a jogada de combinação com Thiago Rosa e ingressou na área, indo ao fundo pela esquerda. Fez o chute forte para a pequena área. A bola bateu no defensor e ficou limpa para Wesley. De primeira ele tentou concluir de direita, mas pegou mal na bola, mandando por cima o gol da virada.

Em cobrança de falta perto do bico da grande área aos 31 minutos, o goleiro Felipe espalmou curta a bola. No rebote, o chute foi tirado pela zaga na pequena área. No minuto seguinte, João Felipe recebeu o passe na linha de defesa e saiu na cara do goleiro Felipe Scheibig. O toque para desviar foi dado e o arqueiro gremista tirou com o pé, na única possibilidade de defesa. Aos 35 minutos, seguiu a pressão do time local. A bola foi cruzada e Léo desviou forte de cabeça. Felipe Scheibig voou no canto esquerdo para espalmar e evitar o gol do adversário. Grande defesa.

Aos 40 minutos, em lançamento na extrema direita, o atacante conseguiu ganhar da marcação e centrou a bola rasteira na área. O centroavante do São Luiz se atirou na área e a arbitragem marcou o pênalti. Na cobrança aos 42 minutos de Negueba, Felipe Scheibig se esticou à meia altura no canto direito para espalmar a bola! Milagre! O jogo seguiu movimentado, com o Grêmio buscando encaixar os contra-ataques, mas faltou um melhor acabamento. Assim, a decisão foi para os pênaltis.

O São Luiz abriu as cobranças com Marcio Goiano, acertando por baixo do goleiro Felipe Scheibig. Ronald Falkoski também confirmou sua batida deixando tudo igual, tirando o goleiro da foto. 1 a 1. Laion bateu no canto e o goleiro Felipe foi na bola, mas acabou entrando. Fernando Henrique bateu e mandou na trave direita. 2 a 1. Léo bateu a terceira cobrança e também mandou na trave. Thomas Luciano confirmou sua batida, no cantinho direito. 2 a 2. Fabio Rampi bateu na direita, tirando do arqueiro Felipe para marcar. Cuiabano cobrou mal, mandando por cima da meta. 3 a 2. Na quinta cobrança, Paulinho Santos bateu firme para confirmar a classificação. 4 a 2.

Escalação: Felipe Scheibig; Thomas Luciano, Gustavo Martins, Rafael Costa e Thiago Rosa; Fernando Henrique e Gazão (Wesley); Vitinho (Jefferson), Ronald Falkoski e Vini Paulista (Cuiabano); Kevin (Velasco).

Técnico: Cesar Lopes.

Fotos: Renan Jardim/Grêmio

São Luiz x Grêmio - Copa FGF - 01/11/2022