Classificado!

Grêmio aplica goleada na Francana e fecha primeira fase na liderança da Copa São Paulo

Grêmio segue com campanha invicta na Copinha

08 JAN 2023 19:18 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio fechou em grande estilo a primeira fase da Copa São Paulo, com classificação e liderança no Grupo 8. No final da tarde deste domingo, atuando no estádio José Lancha Filho em Franca, o Tricolor goleou a Francana pelo placar de 3 a 0. Os gols foram anotados por Pedro Clemente (2) e Kauan Kelvin. 

Em um gramado bastante castigado pelas chuvas, a bola rolava em meio à lama acumulada. Mesmo assim o Grêmio tratou de trabalhar a posse de bola desde os primeiros movimentos da partida. Com dois minutos, Rubens cobrou falta lateral direta para o gol. O goleiro desviou a bola antes de tocar o travessão e sair para escanteio. Na cobrança de Kauan Kelvin na segunda trave, João Pedro desviou de cabeça, mas nas mãos do arqueiro.

Novamente em bola parada, aos oito minutos, Rubens cobrou o escanteio na primeira trave. Viery roçou de cabeça e a bola passou na boca do gol, para fora. A primeira chegada do time da casa foi aos 12 minutos. Em indefinição na área gremista, Viery prensou a bola contra Wesley Costa. A sobra ficou para o avante da Francana que chutou por cima.

Depois disso, o Tricolor passou a ter total volume de jogo e chegar com maior frequência ao ataque. Teve uma grande chance aos 14 minutos com Rubens. Ele dominou na área, cortou a marcação para o meio e exagerou na força ao concluir, mandando por sobre a meta. A chance mais perigosa da partida foi aos 21 minutos, pela Francana. O chute distante da direita que parecia despretensioso foi alto e encobriu o goleiro Arthur. Ele deu dois passos para trás, se esticou para tentar desviar, mas a bola explodiu no travessão.

Aos 29 minutos veio o gol gremista. Cristiano mandou o lançamento forte no ataque. Pedro Clemente acreditou na jogada e disparou em velocidade. O zagueiro chegou primeiro e protegeu para a saída do goleiro. Mas o arqueiro da Francana demorou a chegar na bola. Assim, Pedro Clemente tomou a frente, driblou o goleiro e só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol aberto. 0 a 1!

O Grêmio ainda teve a oportunidade para ampliar o placar na reta final da etapa. Zinho fez bela jogada individual pela extrema esquerda, passando na velocidade pelo marcador, já invadindo a área. Com a perna direita deu o toque atrás para Kauan Kelvin. No arremate de primeira, a bola explodiu no último defensor, evitando o gol.

Para a etapa final, o time voltou com a mesma formação. A Francana chegou com perigo aos dois minutos, em chute frontal colocado. Mesmo com a curva, o goleiro Arthur se esticou todo para desviar com as pontas dos dedos o gol de empate para escanteio. A resposta gremista veio em jogada de Pedro Clemente no fundo. Ele rolou para Rubens que cortou a marcação já dentro da área, mas o chute acabou sendo barrado pela zaga.

O Grêmio chegou forte novamente aos 13 minutos, em jogada pela lado esquerdo, Kauan Kelvin arriscou o chute cruzado, mas passou à direita do gol. A insistência deu certo aos 19 minutos. Mila arriscou o chute cruzado de fora da área e o goleiro espalmou para frente. Pedro Clemente recolheu o rebote e rolou para trás, para Kauan Kelvin. Ele puxou rápido para o meio e bateu firme, entre o goleiro e trave direita, mandando no cantinho para ampliar a vantagem. 0 a 2!

As primeiras substituições foram promovidas pelo técnico Luís Eduardo. Saíram Wesley Costa, Kauan Kelvin e Zinho, para a entradas de José Guilherme, Guilherme Schneiders e Caio Araujo. Depois entraram Gustavo Bagatini e Cheron, para as saídas de Cristiano e Mila, respectivamente. Por último entrou Jefinho, no lugar de Hiago.

O Grêmio construiu duas boas oportunidades em conclusões de Rubens, após passar de viagem pela marcação. Nos dois chutes fortes, o goleiro da Francana conseguiu praticar a defesa para evitar o terceiro gol gremista.

Dominando as ações, aos 39 minutos, saiu o terceiro. Cheron recebeu o passe pelo lado esquerdo da área, levantou a cabeça e fez o cruzamento fechado de direita. Pedro Clemente veio na corrida rasgando a área para saltar livre e desviar de cabeça, cruzado, para tirar qualquer reação do goleiro. 0 a 3!

Com o resultado, o Grêmio fechou o Grupo 8 na liderança de forma invicta, com sete pontos somados em três partidas. Agora aguarda a definição do Grupo 7 para conhecer o seu adversário na segunda fase, que passa a ser eliminatória. A partida deverá ser marcada para quinta-feira, dia 12, em Franca.

Escalação: Arthur, Cristiano (Gustavo Bagatini), João Pedro, Viery e Wesley Costa (José Guilherme); Mila (Cheron) e Hiago (Jefinho); Rubens, Kauan Kelvin (Guilherme Schneiders) e Zinho (Caio Araujo); Pedro Clemente.

Técnico: Luís Eduardo.

Fotos: Renan Jardim/Grêmio

Primeira fase do Grêmio na Copa SP - Grupo 8

02/01 - 19h30 - Grêmio 0 x 0 Cruzeiro-AL
05/01 - 19h30 - Guarani-SP 1 x 3 Grêmio
08/01 - 17h15 - Francana-SP 0 x 3 Grêmio

Demais datas:
Segunda fase - 12/01 e 13/01
Terceira fase - 14/01 e 15/01
Oitavas de final - 16/01 e 17/01
Quartas de final -18/01 e 19/01
Semifinal - 21/01 e 22/01
Final - 25/01

Copa São Paulo 2023 - Grêmio x Francana