Final

Grêmio deixa a disputa da Copa São Paulo 2023

Tricolor acabou superado pelo Athletico-PR

14 JAN 2023 19:12 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio deixou a disputa da Copa São Paulo 2023. Na tarde deste sábado, atuando no estádio José Lancha Filho em Franca, pela terceira fase, o Tricolor acabou superado pelo Athletico-PR pelo placar de 3 a 2. Os gols gremistas foram anotados por Rubens e Hiago.

Como de costume até aqui na competição, a partida aconteceu sob chuva e com o campo pesado, com muito barro. Logo no primeiro minuto de jogo, o Grêmio teve a sua primeira chegada. Pedro Clemente recebeu na risca da grande área, pelo lado direito, e deu o toque de calcanhar para trás. Rubens veio na corrida para arrematar forte, por cima do gol. Aos 10 minutos, o Tricolor foi forte pelo lado esquerdo. No primeiro cruzamento de Wesley Costa, a zaga afastou, mas a bola voltou para ele que centrou novamente. A bola passou por todos, menos por Rubens na direita da área. Ele dominou e bateu firme de canhota para a defesa do goleiro, mandando para escanteio.

Aos 18 minutos, o time adversário teve uma falta lateral a seu favor. O cruzamento alto foi em direção ao goleiro Arthur. Quando foi encaixar a bola molhada, acabou escapando. O atacante do Furacão chegava para aproveitar, mas o arqueiro gremista foi rápido para se jogar na bola e ficar com ela. Três minutos depois, após cobrança de escanteio de Kauan Kelvin da esquerda, João Pedro escorou na segunda trave para o meio da área. Na melhor chance do jogo, Zinho ficou de frente para meter a cabeça na bola, porém mandando por cima do travessão.

O Grêmio seguia dominando a partida e rondava a área athleticana em busca do gol inaugural e ele veio, aos 24 minutos. Depois do cruzamento da direita, a bola passou por toda a defesa e caiu para Zinho, pelo lado esquerdo da área. Ele dominou e chutou, mas a bola explodiu nas costas do marcador. Zinho foi atrás para ficar com a bola e ganhar da marcação, fazendo a jogada de fundo de campo, já dentro da área. Com recurso técnico, lançou de trivela a bola na área. Rubens fechou em velocidade para chegar de canhota e meter de primeira, estufando as redes. 0 a 1!

O domínio Tricolor fez com que o técnico paranaense trocasse três jogadores antes mesmo dos 30 minutos de partida. Mesmo assim, o Grêmio seguiu comandando as ações e conseguiu ampliar em grande jogada coletiva, aos 38 minutos. Kauan Kelvin carregou pelo lado esquerdo de ataque e deu o passe por baixo, no meio da área para Pedro Clemente. De primeira, o centroavante gremista deu o toque de letra para trás, deixando a bola à feição. De fora da área Hiago veio na corrida para bater com o peito de pé, em curva, mandando na bochecha da rede. Um golaço! 0 a 2!

Na reta final, aos 44 minutos, a bola ficou em disputa na entrada da área e Mila tocou involuntariamente com a mão. Mesmo sendo no limite, fora da área, o auxiliar assinalou o pênalti, ao invés da falta. Assim, no minuto seguinte, o Athletico-PR descontou na batida de  Juninho, sem chances para o goleiro Arthur.

O segundo tempo começou sem trocas no Tricolor. Com a chuva constante e o campo cada vez mais embarrado, a partida seguiu muito brigada e com divididas fortes. O Athletico chegou primeiro em cruzamento da esquerda de ataque, aos nove minutos. O atacante saltou para raspar de cabeça a bola, mas sem direção.

Aos 10 minutos, o cruzamento veio da esquerda. O avante paranaense concluiu de voleio. Arthur na velocidade de reação saltou no canto direito para fazer grande defesa, espalmando para escanteio. No contra-ataque da batida, Zinho foi acionado e arrancou do campo de defesa. Ele imprimiu grande velocidade, passou pelo último defensor e invadiu a área. Pelo lado esquerdo, enquadrou o corpo e bateu colocado, mas o goleiro adversário conseguiu fazer a defesa, salvando o que seria o terceiro gol.

Mila e Kauan Kelvin deixaram o campo para as entradas de Guilherme Schneiders e Caio Araujo. O Athletico passou a pressionar e chegar com maior perigo ao ataque. Assim, conseguiu o empate aos 18 minutos em conclusão de Juninho. Sentindo o bom momento, a equipe adversária foi ao ataque e quase virou o marcador aos 20 minutos, mas a zaga gremista tirou o perigo de dentro da área. Porém, aos 24 minutos, em dividida polêmica pelo lado direito defensivo do Tricolor, o árbitro mandou seguir e João Vitor conseguiu anotar. 3 a 2.

Hiago deixou o campo para a entrada de Cheron, na terceira troca do time, aos 30 minutos. O Grêmio levou ainda um tempo para retomar a posse de bola e ter volume para pressionar. Chegou a alçar algumas bolas na área do adversário, mas sem efetividade. Aos 44 minutos, após uma sobra de cobrança de escanteio, Viery recebeu o passe aberto pela esquerda. Ele cruzou rasteiro e Pedro Clemente se esticou para raspar a bola na risca da pequena área, mas não sendo suficiente para mandar ao gol.

Lucas Caniggia e Gustavo Gomes entraram na partida, nos lugares de Wesley Costa e Zinho, respectivamente. A pressão seguiu intensa do Tricolor em busca do empate. Aos 47 minutos, depois da cobrança de falta na área, João Pedro se atirou no peixinho para desviar de cabeça e o goleiro athleticano saltou no canto direito para espalmar e mandar para escanteio. Mesmo com toda a pressão final, o Grêmio não conseguiu o gol da igualdade, que levaria a decisão para os pênaltis.

Escalação: Arthur; Cristiano, João Pedro, Viery e Wesley Costa (Lucas Caniggia); Mila (Guilherme Schneiders) e Hiago (Cheron); Rubens, Kauan Kelvin (Caio Araujo) e Zinho (Gustavo Comes); Pedro Clemente.

Técnico: Luís Eduardo.

Fotos: Renan Jardim/Grêmio FBPA

 

Copa São Paulo - Grêmio x Athletico-PR