Mais três pontos!

Grêmio bate o Fortaleza e segue 100% no Brasileiro Sub-20

Tricolor gaúcho fez 2 a 0 atuando no Ceará

08 MAR 2023 17:00 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio segue com 100% de aproveitamento na disputa do Campeonato Brasileiro Sub-20. Na tarde desta quarta-feira, atuando no CT Ribamar Bezerra em Maracanaú, pela segunda rodada na primeira fase, o Tricolor bateu o Fortaleza pelo placar de 2 a 0. Os gols do triunfo foram anotados por Josué e Viery, ambos nos acréscimos da etapa final.

Para esta partida, o técnico Airton Fagundes não pode contar com alguns atletas. João Ramos, José Guilherme, Mila, Ronald, Rubens, Kauan Kelvin, Zinho e Pedro Clemente estão treinando com o elenco profissional do técnico Renato Portaluppi e não viajaram com a delegação para o Ceará.

Logo aos dois minutos de partida, Jefinho cobrou a falta lateral e o zagueiro Paulo escorou de cabeça para trás. A defesa ficou indecisa e Lucas Caniggia chegou na área para tentar a conclusão, mas não conseguiu tirar do goleiro, que praticou a defesa. Aos cinco minutos, o Grêmio chegou forte novamente. Após a jogada pela direita, Lucas Kawan fez o cruzamento na marca do pênalti. Lucas Caniggia subiu mais alto para desviar de cabeça, por cima do gol.

O time da casa procurava reter a posse de bola, mas sem levar maior perigo. Enquanto isso, quem tinha mais volume de jogo era o Grêmio. Chegou novamente aos 15 minutos em conclusão de fora da área de Lucas Caniggia, que passou por cima. No minuto seguinte, Jefinho bateu falta lateral da esquerda. Lucas Kawan entrou na área em velocidade para desviar de cabeça para o chão. A bola quicou para encobrir o goleiro, mas também a moldura do gol.

Melhor na partida, o Grêmio chegou mais uma vez. Nathan roubou a bola na intermediária ofensiva, aos 24 minutos, para deixar o passe lateral para Thalyson. Na parte central, arriscou o chute da entrada da área de canhota, mas a bola saiu desviada, à esquerda. Depois disso o jogo ficou muito disputado, com as duas equipes não tendo uma oportunidade mais clara de gol.

Aos 40 minutos, depois de boa troca de passes no ataque, Jefinho recebeu a bola pela direita, girou o corpo e deu belo passe para Nathan que invadia a área. Ele deixou passar e tentou dar de primeira, de bico, mas a bola foi fraca para as mãos do arqueiro do Leão.

O Grêmio voltou para a segunda etapa com uma troca. Saiu do jogo Nathan, para a entrada de Gustavo. A primeira oportunidade foi do time da casa, aos quatro minutos. O ataque rodou a bola na entrada da área até a infiltração do atacante pela esquerda e o chute rasante. Viery salvou em cima da linha o que seria o gol inaugural da partida. Dois minutos depois, o cruzamento veio da direita. Na conlusão no meio da área, novamente Viery salvou, afastando o perigo da boca do gol.

Nova troca no Grêmio foi promovida pelo técnico Airton Fagundes, com a entrada de Alysson na vaga de Lian. Aos nove minutos, a melhor chance do jogo. O atacante do Fortaleza fechou a área para desviar. A bola explodiu no travessão e não entrou. Um minuto depois, o avante adversário recebeu na linha da zaga em contra-ataque e saiu de frente para o goleiro Arthur. Na tentativa de toque por cobertura, o arqueiro gremista se esticou para segurar a bola. Grande pressão do time local no iníco da etapa final.

Em nova parada, entraram Josué e Leandro, para as saídas de Thalyson e Jefinho. O Grêmio foi ter a primeira chance da etapa aos 21 minutos. Lucas Caniggia recebeu na área e fez o pivô, rolando para trás. Leandro veio batendo de primeira, prensado, e a bola passou à direita do gol. Nessa altura, o Grêmio passou a trocar mais passes e controlar a partida, porém sem conseguir concluir as jogadas ofensivas com maior perigo.

Depois dos 35 minutos, sairam da partida Caio Araujo e Gui França, para as entradas de João Lima e Cristiano. Na reta final do confronto, o time da casa tentou pressionar. Em bola alçada na área, o avante do Fortaleza conseguiu desviar de cabeça antes da chegada do goleiro Arthur. Por sorte a bola tocou na trave esquerda. No rebote, o chute do atacante foi por sobre a meta.

Aos 44 minutos, em falta batida rasteira do lado esquerdo, Lucas Kawan pegou firme para mandar no canto. O goleiro se esticou no pé da trave para evitar o gol. Sentindo o bom momento, o Grêmio foi para cima. Aos 45 minutos, Cristiano recebeu o lançamento na esquerda e fez o cruzamento de perna direita. Josué entrou em velocidade para ganhar da defesa no alto e mandar de cabeça para o fundo das redes! 0 a 1!

Aos 48 minutos, Gustavo recebeu o passe e foi para cima do marcador. Ele ia invadir a área depois do drible, mas foi derrubado. Viery chegou para o cobrança da falta e desferiu forte chute cruzado. A bola foi reta no ângulo direito do arqueiro que nem se mexeu! 0 a 2!

Com a vitória, o Grêmio se isola na liderança do Grupo B na competição nacional, com seis pontos somados em duas partidas. Volta a atuar no dia 20 de março, em Nova Lima, para encarar o Cruzeiro às 16h30.

Escalação: Arthur; Lucas Kawan, Paulo, Viery e Gui França (Cristiano); Thalyson (Josué) e Caio Araujo (João Lima); Nathan (Gustavo), Jefinho (Leandro) e Lian (Alysson); Lucas Caniggia.

Técnico: Airton Fagundes.

Foto: Karim Georges / Fortaleza EC