Começo!

Categoria Sub-17 do Grêmio se reapresenta para temporada com novidades na comissão técnica

Demais categorias também se reapresentaram no CFT de Eldorado

10 MAR 2023 13:45 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

A equipe da categoria de Preparação (Sub-17), se reapresentou oficialmente nesta sexta-feira (10), para o início dos trabalhos visando as competições que serão disputadas na temporada 2023. Durante o encontro realizado no auditório da Residência Esportiva do CFT Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, o coordenador geral das categorias de base Francesco Barletta apresentou Ruimar Kunzel como o novo treinador do elenco.

Ruimar Kunzel tem 33 anos e já estava no Grêmio, recentemente como analista acompanhando a equipe que disputou a última Copa São Paulo de Futebol. Também foi auxiliar técnico no Grupo de Transição até o ano passado, conquistando o inédito título do Campeonato Brasileiro de Aspirantes em 2021. O profissional já atuou como auxiliar técnico do grupo principal do Tricolor e agora inicia sua trajetória como treinador na Base do Grêmio. Seu auxiliar técnico será Jesus Cleiton da Silva (Itaqui), volante gremista no final da década de 1990. O treinador de goleiros seguirá sendo Cleber Sgarbi. A preparação física segue à cargo de João Paulo Ribeiro.

Os diretores adjuntos Roges Carvalho, David Stival, Edson Berwanger, Jeferson Ben Hur de Almeida e Adelar Kleinert Jr., também puderam conversar com os jovens sobre as oportunidades e competições que serão disputadas neste ano.

Em 2023, a equipe Sub-17 do Tricolor volta para a disputa do Campeonato Gaúcho da categoria em busca de uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte. Excursões para outros países também foram confirmadas, como o Canteras de América, na Argentina. O Grêmio é o atual campeão da competição. O Campeonato Brasileiro, no qual o Tricolor ficou com o vice-campeonato em 2022, tem seu início previsto para o mês de julho.

Francesco Barletta explicou aos atletas que a metodologia aplicada no Grêmio enquadra os jogadores por categorias, mas de forma alguma limita o aproveitamento por conta da idade: "Assim como as demais categorias, essa não é diferente sobre oportunizar chances e condições para evolução dos atletas independente das suas idades, não limitando a possibilidade de atuação na categoria de cima, de um jogador que tem potencial, mesmo não estando na mesma faixa etária dos demais", disse Barletta.

Em seguida, a categoria de Desenvolvimento (Sub-15) também se encontrou no auditório para as boas-vindas, junto com os atletas da equipe Sub-16. Para os nascidos em 2007, o comandante técnico será Emanuel Freitas. A equipe Sub-15 terá como treinador André Mello. O profissional comandou a equipe que no ano passado conquistou os títulos da Copa Umbro, Copa Voltaço e o EFIPAN. Além das competições já programadas, o elenco terá também o acréscimo do Campeonato Estadual Sub-15 nesse ano.

Por fim, a equipe de Inserção foi recepcionada no auditório e terá o comando técnico de Carlos Miguel.

Fotos: Rodrigo Fatturi/Grêmio FBPA

 

Apresentação categoria Preparação (Sub-17) - 10/03/2023 Apresentação categoria Desenvolvimento (Sub-15 e Sub-16) - 10/03/2023 Apresentação categoria Inserção (Sub-14) - 10/03/2023