Coletiva!

Grêmio anuncia encerramento de carreira do atleta Lucas Leiva 

Diagnosticado com fibrose cicatricial no miocárdio, o volante anunciou na tarde desta sexta-feira, o final de sua carreira

17 MAR 2023 15:46 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

No início da tarde desta sexta-feira, ocorreu na Arena, a entrevista coletiva que abordou o futuro da carreira do volante Lucas Leiva. O atleta, junto do presidente Alberto Guerra, do vice de futebol Paulo Caleffi, do técnico Renato Portaluppi, do zagueiro Pedro Geromel e dos médicos Márcio Dornelles e Paulo Rabaldo, anunciou o encerramento de sua carreira como atleta à imprensa e aos torcedores do Tricolor. 

Inicialmente o vice-presidente de futebol Paulo Caleffi agradeceu o apoio e suporte dado por toda equipe médica e falou sobre o carinho que tem pelo atleta. “Lucas, tu és um baita sujeito e tive uma grata surpresa em te conhecer. [...] Eu gostaria de agradecer a todos e também aos médicos Leandro Zimermann e Ricardo Stein por todo o suporte que possibilitaram ao Lucas, conjuntamente, com nosso corpo de médicos, a tomar a melhor decisão para a sequência de sua trajetória”, declarou.  

A decisão aconteceu depois de uma série de exames cardiológicos e tratamentos realizados pelo jogador, que de acordo com o pronunciamento do Dr. Márcio Dornelles, foi diagnosticado com uma fibrose cicatricial no miocárdio - muito provável consequência de uma miocardite, inflamação do músculo do miocárdio do coração - detectado inicialmente nas avaliações da pré-temporada, em dezembro do último ano. “Terminamos de realizar ontem todos os exames cardiológicos e após avaliarmos essa fibrose, a importância e os riscos desta patologia junto de todos os especialistas, orientamos e recomendamos que o Lucas não continue com atividades físicas de alta performance, porque isso poderia trazer vários riscos para sua saúde”, destacou Dornelles, médico do Departamento de Ciência, Saúde e Performance do Clube.  

Emocionado, Lucas Leiva comunicou que deixa os gramados oficialmente e agradeceu todo o apoio que recebeu nos últimos meses. “Quero agradecer ao Grêmio por todo o apoio que recebi nesses três meses e desde quando voltei. Hoje estou anunciando minha aposentadoria. Tem sido um período difícil e acho que é a primeira vez que choro por esse caso. Só tenho a agradecer realmente. Só gratidão por todo esse tempo de carreira. Estou encerrando onde eu gostaria, mas não da forma que eu gostaria. Tenho certeza de que o novo ciclo irá se iniciar de uma forma brilhante. Agradeço a paciência de todos. Eu tinha muita esperança que pudesse reverter, não foi o caso, mas também minha saúde vem em primeiro lugar”, disse o atleta que em lágrimas também agradeceu a todos que fizeram parte de sua trajetória enquanto atleta profissional: “agradeço aos três clubes que joguei profissionalmente e também nas categorias de base, no interior de São Paulo. Minha história não começou no Grêmio, mas aqui iniciei uma parte importante. Agora está se encerrando onde sempre desejei. [...] Gratidão é a palavra que eu gostaria de usar pela minha carreira, pelo carinho que recebi aqui. Voltei em um momento difícil do Clube, mas consegui de alguma forma contribuir. Mais uma vez, muito obrigada e vamos em frente". 

Na ocasião, o atleta foi também homenageado pelo Clube, recebendo das mãos do presidente Alberto Guerra uma camisa tricolor com seu nome e o número 8, o qual marcou o inicio de sua história no Grêmio. “Quero te parabenizar por essa transparência. Tu teves uma carreira brilhante, de muito sucesso, uma carreira exitosa. Quando montamos nosso time, pensávamos muito nas tuas características e se hoje encantamos esse Brasil com o nosso meio-campo, me frustro em não poder te ver jogando também. Dizer que tudo é muito recente para nós também. Te desejo muito sucesso e fico feliz de saber que tu vais seguir uma vida normal, que é uma questão de alta performance. Isso é o mais importante. Aqui também queremos te fazer uma homenagem e digo que poucos atletas representam tão bem o Grêmio como tu representastes, Lucas. Da qualidade, da retidão, da postura e acho que por isso emociona tanta gente nesse momento. Deixo publicamente que temos que dar o teu tempo, para você descansar, estar em família, mas se tu quiseres estamos de portas abertas aqui no Clube para conversar e gostaríamos de contar com tua experiência e sabedoria, pois tu és um grande líder no vestiário, que todos nós aprendemos a respeitar”, disse o presidente. 

Desde que diagnosticado em dezembro do último ano, o atleta se manteve afastado das atividades físicas de alto rendimento por um período de três meses, sendo acompanhado e monitorado pela equipe médica do Clube e pelos especialistas Leandro Zimermann e Ricardo Stein. 

Após os pronunciamentos iniciais, Lucas concedeu entrevista à imprensa, onde falou sobre o processo de transição e seus diagnósticos.

Fotos: Lucas Uebel | Grêmio FBPA 

Coletiva Lucas Leiva 17/03/2023