Vitória!

Grêmio bate o São Paulo fora de casa e assume a liderança no Brasileiro Sub-20

Tricolor gaúcho derrotou os paulistas por 1 a 0

29 MAR 2023 21:55 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio é o novo líder do Grupo B no Campeonato Brasilerio Sub-20. Na noite desta quarta-feira, atuando no CT de Cotia, a equipe gremista bateu o São Paulo pelo placar de 1 a 0. O gol do grande triunfo fora de casa foi anotado por Cuiabano.

A primeira chegada foi gremista, aos oito minutos. Rubens tentou chapelar o defensor dentro da área pelo lado direito. Na dividida, o volante recuou errado e Pedro Clemente dividiu com o zagueiro. Por fim, Rubens dividiu com o defensor que tentou afastar e a bola foi em direção ao gol, carimbando o goleiro que, sem querer, mandou para escanteio. Na cobrança, o goleiro são-paulino espalmou parcialmente para a segunda trave e Ronald tentou o voleio, mas sem ter a direção do gol.

Melhor no duelo, o Grêmio trocava passes com qualidade e rondava a área do adversário. Aos 14 minutos, Cuiabano deu bom passe entre os zagueiros para a penetração de Pedro Clemente. Na corrida, o centroavante adiantou muito a bola e dividiu com o goleiro, que foi na bola. Na sobra, Rubens de dentro da área chutou de primeira, mas pegou mascado, facilitando o corte do defensor quase em cima da linha. Dois minutos depois, o chute de fora da área colocado do jogador paulista passou perto do ângulo direito de Wendel, para fora.

Em nova oportunidade aos 19 minutos, após algumas rebatidas da defesa do São Paulo, Jefinho pegou a sobra no meio para cortar o defensor e arriscar o chute, mas a bola passou longe do gol. Em nova investida, aos 26 minutos, Cuiabano soltou a bomba obrigando o goleiro a mandar para escanteio, evitando o gol inaugural. Aos 28 minutos, Lucas Kawan cobrou o escanteio do lado esquerdo com a perna direita. A bola fez o efeito em direção ao gol e o arqueiro do São Paulo salvou de soco o que seria o gol olímpico. Cinco minutos depois, a bola foi trabalhada até ser aberta na lateral-direita para Lucas Kawan. Ele arriscou o chute rasante, mas o goleiro encaixou no centro do gol.

Com maior volume ofensivo e chegando com qualidade, o Grêmio abriu o placar, aos 33 minutos. A posse foi trabalhada de pé em pé. Jefinho deu o passe no peito de Pedro Clemente que escorou de peito para Caio Araujo. O toque por elevação foi justo para a infiltração de Cuiabano, em velocidade. Ele chegou chutando de canhota e a bola passou entre a trave e o goleiro! 0 a 1!

A partir da vantagem, o Grêmio passou a valorizar ainda mais a posse de bola para trocar passes, utilizando muito as laterais do campo. Assim, seguiu tendo consistência defensiva para manter a vantagem até o fim da etapa inicial.

Logo aos oito minutos da etapa final, o Grêmio chegou forte novamente trocando passes com qualidade. Rubens soltou a bola para Lucas Kawan na direita ofensiva. Ele centrou o passe para Caio Araujo, que deu um corte seco no marcador, conduziu pelo centro e deu o passe para Pedro Clemente. O centroavante fez o pivô e a bola ficou à feição para Caio Araujo já dentro da área. A conclusão de canhota passou raspando o travessão, para fora. Grande chance desperdiçada.

O time da casa passou a tentar pressionar a defesa gremista, mas as investidas não chegavam a exigir a ação do goleiro Wendel. Cuiabano saiu lesionado para a entrada de Cristiano e Jefinho deixou o campo para a entrada de Leandro, nas primeiras trocas do Tricolor gaúcho. O Grêmio foi atacar novamente aos 14 minutos. Rubens recebeu o passe pelo lado direito e colocou para Lucas Kawan na linha defensiva, invadindo a área. Em velocidade, ele soltou a bomba e a bola foi na trave esquerda, antes de sair à linha de fundo.

Na sequência, Caio Araujo e Pedro Clemente deixaram o campo para as entradas de Thalyson e Freddy, respectivamente. Perto de a metade da etapa, o time da casa passou a ter volume de jogo para reagir na partida, enquanto que a defesa gremista seguia sólida. Dessa forma, o Grêmio buscava ligar um contra-ataque para ser mais perigoso no duelo.

Aos 32 minutos de partida, Thalyson deu um carrinho limpo no campo de defesa e o atleta são-paulino veio por cima para pisar na coxa do gremista. Assim, o cartão vermelho foi apresentado e o Tricolor gaúcho passou a atuar com um jogador a mais. Aos 36 minutos, Mila brigou e roubou a bola no campo de ataque. Leandro ficou com a posse e arriscou o chute colocado da entrada da área, mas o goleiro catou no centro.

Por fim, Lian entrou na vaga de Rubens. Na reta final do jogo, o Grêmio teve tranquilidade para manter a posse de bola e fazer rodar a marcação adversária. Chegou a arriscar duas conclusões de longa distância com Thalyson e Freddy, mas sem maior perigo. A melhor oportunidade foi nos acréscimos, aos 48 minutos. Lian cortou a marcação para invadir a área e bater cruzado, mas ela passou à esquerda, para fora.

Com este resultado, o Grêmio alcançou 10 pontos em cinco partidas até o momento na competição nacional, na liderança do Grupo B. Volta a atuar fora de casa na próxima quarta-feira contra o Goías, em Goiânia, às 15h no estádio Hailé Pinheiro.

Escalação: Wendel; Lucas Kawan, Paulo, Viery e Cuiabano (Cristiano); Mila e Ronald; Rubens (Lian), Jefinho (Leandro) e Caio Araújo (Thalyson); Pedro Clemente (Freddy).

Técnico: Airton Fagundes.

Fotos: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Brasileiro Sub-20 - São Paulo x Grêmio - 29/03/2023