Futebol Feminino

Grêmio vence clássico Gre-Nal e soma três pontos no Brasileiro A1

Tricolor soma 19 pontos e entra na zona de classificação, dependendo de outros resultados

25 MAI 2023 21:24 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

As Gurias Gremistas mostraram a garra tricolor na noite desta quinta-feira, 25, e vencerem o Internacional pelo placar de 1 a 0. O gol foi marcado por Raquel Fernandes, no primeiro tempo. A partida, válida pela 13ª rodada do Brasileiro Feminino A1, foi disputada no CFT Hélio Dourado. Com o resultado, o Grêmio soma 19 pontos e entra na zona de classificação, dependendo de outros resultados. 

O próximo desafio das Gurias Gremistas é no dia 5 de junho, diante do Palmeiras, fora de casa. 

Em campo, o técnico Felipe Endres escalou uma equipe com três zagueiras e contou com o retorno da atacante Caty, utilizada como volante, que cumpriu suspensão na última partida. A principal mudança ficou no ataque, que teve as atacantes Raquel Fernandes e Cássia.  

Se tratando de um Gre-Nal, a partida iniciou intensa no meio-campo, com muita marcação. O ponteiro passava dos cinco minutos e nenhuma finalização havia sido contabilizada.  

Com 11’ jogados, Rafa Levis recuperou a bola de Bruna Benites, pela esquerda, e chutou direto, acertando o gol, mas a arbitragem marcou mão da meia gremista. 

A primeira chance clara de gol veio aos 17’, a favor do Tricolor. Rafa Levis recebeu pela direita, avançou e encontrou Shashá, dentro da área. A camisa 64 girou e bateu, para defesa de Barbieri.  

A partir da tentativa, o Grêmio passou e buscar pressionar as adversárias. Aos 21’, Caty cobrou falta no travessão. No rebote, Raquel Fernandes não desperdiçou e balançou as redes.  

Após o gol, as Gurias Gremistas seguiram no ataque. Aos 23’, Caty cobrou escanteio encontrando Mónica Ramos, que chutou da intermediária e assustou a arqueira colorada. 

Quando acionada, a goleira Vivi mostrava tranquilidade da defesa gremista. 

O ponteiro marcava meia hora de jogo, quando o Grêmio assustou as Gurias Coloradas, mais uma vez. Rafa Levis, em cobrança de escanteio, chutou rasteiro para Cássia, que chegou chutando, mas a finalização foi para fora. Um minuto depois, Caty avançou e encheu o pé, de longe, mas a bola subiu demais. 

Com 33’, no bate e rebate na área gremista, o Tricolor afastou a chance adversária, sem perigo. 

O Grêmio pressionava e, quando atacava, era com qualidade. Aos 35’, Mónica Ramos avançou até a linha de fundo, pela direita, e cruzou, mas Barbieri ficou com a bola. 

As Gurias Gremistas mostravam guarra e muita entrega em cada dividida. Com 45’ jogados, Belén Aquino avançou, cortou a marcação e finalizou da entrada da grande área, para defesa tranquila de Vivi, que pegou firme. 

Nos acréscimos, Jessica Penã recebeu, girou e bateu, de fora da área, para grande defesa de Barbieri. Nos minutos finais, as Gurias Gremistas seguiram impondo pressão, até o apito final. 

A equipe de Felipe Endres voltou para o segundo tempo sem mudanças.  

A primeira chegada perigosa foi gremista. Rafa Levis, aos três, cobrou falta para Caty, que entrou na área chutando, mas a bola pegou na defesa. Logo depois, com cinco jogados, Roberta buscou o chute de longe, para boa defesa de Vivi, que agarrou firme. 

O ponteiro passava dos 10’ e poucos chutes a gol eram contabilizados, já que a partida se caracterizava pela marcação e muitas faltas. 

Com 22’ jogados, o comandante gremista realizou as primeiras trocas. Dani Barão e Brito entraram nas vagas de Shashá e Natane. 

A partida passou a ficar mais tensa, com o Tricolor se defendendo muito bem. Aos 30’, Jessica Peña saiu para entrada de Lari Sanchez. 

Jogando no contra-ataque, as Gurias Gremistas tiveram uma grande oportunidade aos 35’. Raquel avançou e deixou Rafa Levis, cara a cara com Barbieri. Pela direita, a meia chutou cruzado, mas a bola foi para fora. 

Aos 40’, as últimas troca no Grêmio aconteceram. Emmily Karla e Agostina entraram nas vagas de Rafa Levis e Raquel Fernandes. 

Outro lance perigoso, a favor das Gurias Gremistas veio aos 47’. Dani Barão driblou a goleira Barbieri, mas, acabou errando a finalização. Só deu Grêmio no final da partida. Com 48’ Agostina cobrou uma falta na trave. 

Não deu tempo para mais. Final de jogo: Grêmio 1x0 Internacional. 

Fotos: Morgana Schuh / Grêmio FBPA 

Gre-Nal | Brasileiro Feminino A1