Classificados! 

No Mineirão, Grêmio vence Cruzeiro e garante vaga nas quartas de final da Copa do Brasil 

Com gol de Villasanti, o Tricolor venceu por 1 a 0 a equipe mineira e segue na competição nacional 

31 MAI 2023 22:06 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

A noite desta quarta-feira foi de Copa do Brasil para o Tricolor. Fora de casa, jogando no Mineirão, em Belo Horizonte, o Grêmio entrou em campo para a decisão da vaga às quartas de final da competição nacional. E a missão foi cumprida. Depois do empate em 1 a 1 em casa, no jogo de ida, o time do técnico Renato Portaluppi superou os donos da casa pelo placar de 1 a 0, com gol assinalado por Villasanti no primeiro tempo. 

A partida iniciou com muita disputa e entrega das duas equipes dentro das quatro linhas. A primeira oportunidade no campo de ataque saiu do lado gremista, quando Cuiabano recebeu um passe e chutou cruzado, carimbando o poste esquerdo da meta defendida por Rafael Cabral – no mesmo lance, a arbitragem assinalou impedimento do atacante, anulando a jogada. 

Mas respondendo a ofensividade tricolor, o Cruzeiro quase que de imediato chegou com muito perigo, passados 7 minutos da etapa inicial. Wesley cruzou a bola na área e Henrique Dourado desviou de cabeça, mandando no contra-pé de Gabriel Grando, mas Bruno Alves estava lá e cortou em cima da linha.  

Os instantes iniciais seguiram movimentados e com finalizações de ambos os times – pouco mais de 10 minutos, Suárez fez uma boa jogada individual e rolou para Fábio na meia direita, que livre chutou, mas bateu fraco, facilitando a defesa do arqueiro adversário.  

Os donos da casa tiveram uma sequência de oportunidades próximo dos 20’, mas a defesa tricolor cortou o perigo, ora com a zaga, ora com Gabriel Grando. 

Foi aos 27 minutos que o Tricolor conseguiu efetividade e abriu a contagem em Belo Horizonte. Após erro na saída de jogo adversária, Suárez se aproveitou e rolou para trás, para Villasanti, que chegou finalizando e mandando no canto direito da meta, marcando o primeiro gol gremista. 

Passados 32’, o Grêmio chegou com Suárez, que fez uma boa jogada sobre Machado e tentou a finalização, mas a defesa fez o corte. Em seguida, o uruguaio teve mais uma oportunidade, mas mandou por sobre a meta. 

Já os mineiros tentaram igualar o placar com Mateus Vital, que conseguiu espaço para mandar a gol, mas a bola saiu raspando a trave. Marlon também finalizou, sem sucesso. Na reta final, os donos da casa criaram uma sequência de oportunidades, primeiro com dois escanteios que não passaram por Grando. Henrique Dourado carimbou a trave nos minutos finais e Lucas Oliveira recebeu um cruzamento, mandando forte um chute a gol, mas o goleiro do Tricolor fez grande defesa, impedindo o gol de empate. 

O Grêmio voltou igual para a etapa complementar, que seguiu mais equilibrada. Foi novamente o Tricolor quem chegou inicialmente ao campo de ataque com Bitello finalizando de fora da área, mas Rafael Carioca conseguiu a defesa. 

Atrás no marcador, o Cruzeiro passou a dominar a maior parte das ações do jogo: Bruno Rodrigues tabelou com Vital, que acabou desarmado pela zaga tricolor. Em seguida, Marlon acionou Walisson, que não conseguiu a sequência da jogada, passados 10’ do segundo tempo. 

Já os gremistas tentaram responder com Cuiabano, dois minutos depois. O atacante se lançou em contra-ataque, mas ao chegar na linha de fundo, tentou o cruzamento e acabou desarmado. Mas não demorou para uma nova oportunidade surgir. Aos 17 minutos, Cuiabano fez uma grande jogada individual e na insistência ganhou da marcação e cruzou para trás, para Bitello desviar e mandar para o fundo das redes – depois de análise do VAR, o que seria o segundo gol gremista foi anulado pela arbitragem. 

O técnico Renato Portaluppi fez suas mudanças na equipe no decorrer do segundo tempo: Galdino e João Pedro ocuparam os lugares de Cuiabano e Fábio, com 20’ transcorridos. Mila e Diogo Barbosa nas posições de Carballo e Suárez, aos 33’. 

Passada metade dos 45 minutos finais, o Cruzeiro quase igualou o placar com duas boas oportunidades criadas: primeiro, Bruno Rodrigues fez um cruzamento, a bola chegou a Neto Moura, que mandou de primeira, obrigando defesa de Grando. Depois, foi a vez de Marlon acionar Gilberto, que chutou cruzado, para outra defesa do goleiro gremista – ainda no lance, a bola voltou para os pés de Dourado, mas ao final, o camisa 12 do Tricolor segurou e cortou o perigo. 

Nos acréscimos, os mineiros chegaram com muito perigo, quando Bruno Rodrigues finalizou forte de dentro da área, mas Gabriel Grando fez uma defesaça - a bola ficou viva na área, mas a zaga cortou o perigo. 

Sem mais! Grêmio classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. 

Fotos: Lucas Uebel | Grêmio FBPA