Futebol Feminino!

Inteligência emocional dentro de campo 

Gurias Gremistas participam de encontros que buscam trabalhar aspectos psicossociais 

02 JUN 2023 11:26 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Desde o início da temporada, o Departamento de Ciência, Saúde e Performance, DCSP, tem firmado parcerias com importantes segmentos das áreas da medicina, desportiva e acadêmica, para aprimorar a saúde e performance dos grupos de atletas das modalidades masculina e feminina do Tricolor. Uma das novidades neste ano entre os procedimentos adotados pela área no Futebol Feminino foi o desenvolvimento de inteligência emocional, que complementam o novo protocolo médico elaborado. 

Por conta disso, semanalmente, as Gurias Gremistas que integram a equipe profissional, assim como a comissão técnica do departamento, se reúnem para participar de encontros, onde são trabalhados aspectos psicossociais. O objetivo é desenvolver campos de inteligência emocional, através do autoconhecimento e, consequentemente, auxiliar nas relações e tomadas de decisões. 

Segundo a Psicóloga e Trainer de Inteligência Emocional, Adriana Rutzen, o trabalho que vem sendo realizado tem auxiliado as jogadoras dentro e fora de campo. “Estamos aqui em um processo de desenvolvimento, que tem como objetivo expandir campos de inteligência emocional, para assim termos melhor conhecimento do outro, uma autogestão e um gerenciamento das relações. Comprovadamente, a inteligência emocional, ao longo dos anos, vem gerando muitas evidências de melhorar a performance no trabalho, nos esportes, no relacionamento, inclusive nas saúdes física e mental. Quando conseguimos juntar a emoção com a razão, costumamos tomar melhores decisões. Busco então trazer para elas as melhores metodologias do cenário mundial e o que tem mais evidência cientifica, entregando melhores estímulos”, destacou a profissional. 

Um total de doze sessões foram programadas para a temporada. Técnicas de meditação, aprimoramento de relações, questões sobre autoconhecimento e tomadas de decisões são trabalhadas no decorrer das reuniões, que acontecem no Estádio Antônio Vieira Ramos, sede do departamento feminino, em Gravataí. A goleira Vivi Holzel falou sobre a importância de dar atenção a estes aspectos que influenciam na rotina de cada atleta. “O trabalho que fazemos aqui auxilia bastante nas nossas decisões e nas nossas relações interpessoais. Faz com que a gente possa alinhar os nossos pensamentos, os conflitos que acontecem dentro do campo, as emoções que trazemos. Encontramos uma maneira de lidar com tudo isso”, concluiu. 

Abaixo, confira no vídeo da GrêmioTV um pouco mais sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido com as Gurias Gremistas. 

Fotos: Morgana Schuh | Grêmio FBPA 

Inteligência Emocional em campo