Brasileiro A1!

Gurias Gremistas decidem classificação na última rodada em duelo com São Paulo  

Fora de casa, Tricolor acabou superado pelo Palmeiras por 2 a 1, nos minutos finais  

05 JUN 2023 17:05 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

As Gurias Gremistas enfrentaram o Palmeiras na tarde desta segunda-feira, 5, em jogo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, a penúltima da primeira fase da competição. Fora de casa, no Estádio Jayme Cintra, em Jundiaí-SP, o Tricolor acabou superado por 2 a 1 pelo time paulista. Shashá abriu a contagem no segundo tempo, mas Benítez e Letícia marcaram para as alviverdes nos minutos finais. 

Com o resultado, o Grêmio permanece com 20 pontos, na 9ª posição, decidindo a classificação na última rodada, em casa, diante do São Paulo, na próxima segunda-feira, 12. 

Os primeiros instantes foram de equilíbrio entre as duas equipes. Logo no primeiro minuto, o Grêmio chegou em cobrança de falta - Rafa Levis ergueu a bola na área, a defesa desviou de cabeça e por pouco não complicou para a goleira Alicia, que conseguiu segurar. Mas de imediato, as donas da casa responderam pela meia direita, com um cruzamento na área - Vivi conseguiu segurar e colocar a bola em jogo para as gremistas.  

Com 7 minutos jogados, a equipe alviverde ameaçou novamente, quando Bia Zaneratto desviou de cabeça um cruzamento, mas Vivi, bem posicionada, defendeu.  

As gurias não ficaram atrás e levaram perigo ao campo de defesa paulista. Nesta oportunidade, Caty avançou pelo meio e arrematou de longe, mas a bola passou perto do ângulo, saindo pela linha de fundo. 

Próximo dos 20 minutos da etapa inicial, o Palmeiras que aplicou mais intensidade na partida, criou uma nova chance, desta vez pela esquerda. Lais Estevam passou pela marcação e finalizou, mas não passou pela arqueira gremista, que impediu a centroavante paulista de abrir a contagem com uma finalização de letra, nos minutos seguintes. 

A melhor chance das Gurias Gremistas saiu com 26’ jogados, quando Caty foi acionada na esquerda, rolou para Rafa Levis, que acionou Raquel Fernandes dentro da área. A camisa 30 deu um passe para Shashá, que arrematou, obrigando boa defesa de Ali Abobadilla. 

A partir da metade do primeiro tempo, o Grêmio recuou um pouco e as alviverdes passaram a levar perigo por vezes. Próximo dos 30’, Amanda Gutierres chutou forte em direção a meta tricolor, mas não passou por Vivi, que salvou. Na reta final, foi a vez da meia-atacante se lançar em contra-ataque e rolar para Bia Zaneratto. A camisa 10  invadiu a área e chutou rasteiro, para nova defesa da goleira gremista. 

O Grêmio voltou com uma mudança para a etapa complementar: saiu Mónica Ramos, entrou Brito. 

O jogo seguiu no mesmo ritmo, com as palmeirenses ameaçando por mais vezes. Katrine fez um cruzamento para Lais Estevam, que desviou com perigo, mas a bola saiu. Bia Zaneratto também finalizou aos 14’, quando recebeu um cruzamento preciso em jogada pela direita, mas mandou para fora. 

Aos 19’, Katrine fez um cruzamento da esquerda, buscando a marca penal, onde Amanda estava para desviar de cabeça. Vivi segurou. 

O Tricolor tentou responder a pressão paulista e chegou com efetividade, aos 21 minutos. Rafa Levis deu um cruzamento preciso para Shashá, que recebeu e mandou para o fundo das redes, abrindo o marcador no Estádio Jayme Cintra. 

Passados 30’, as donas da casa tiveram uma chance em cobrança de falta. Bia Zaneratto mandou por baixo da barreira e Vivi segurou com tranquilidade. 

Outras mudanças foram feitas na equipe: Dani Barão, Agostina e Raissa Bahia ocuparam os lugares de Rafa Levis, Natane e Shashá. 

O Palmeiras conseguiu chegar ao gol de empate com Lorena Benítez, que recebeu um cruzamento e chutou rasteiro, no canto direito, sem chances de defesa de Vivi. 

As Gurias Gremistas conseguiram assinalar o segundo gol, com Dani Barão, mas a jogada foi anulada por impedimento da atacante, aos 38’. 

Nos acréscimos, o Palmeiras conseguiu virar o marcador com Letícia. A jogada foi construída pela esquerda, com Bia Zaneratto, que fez um cruzamento nos pés da atacante, que mandou para o fundo das redes, marcando o gol da vitória paulista. 

As gremistas chegaram a marcar com Raquel Fernandes antes de terminar a partida, mas a arbitragem assinalou o impedimento em lance duvidoso.  

Com o resultado, o Grêmio permanece com 20 pontos, na 9ª posição, decidindo a classificação na última rodada, em casa, diante do São Paulo, na próxima segunda-feira. 

Fotos: Bárbara Assmann | Grêmio FBPA 

 

Palmeiras x Grêmio | Campeonato Brasileiro A1