Emocionante

Grêmio faz 3 a 2 no Juventude em Eldorado do Sul e garante vaga na semifinal da Copa FGF

Tricolor enfrentará o Zequinha na próxima fase

24 SET 2023 17:30 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Em um jogo emocionante, na tarde deste domingo, no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, o Grêmio venceu o Juventude, pelo placar de 3 a 2 e garantiu sua vaga na semifinal da Copa FGF - Troféu Rei Pelé, onde enfrentará o São José. Os gols da vitória foram anotados por Jardiel,  Jhonata Robert e Ronald. Na partida de ida, no final de semana passado, em Caxias do Sul, as duas equipes haviam empatado por 2 a 2. 

Apesar do gramado bastante molhado por conta das fortes chuvas da manhã, o jogo foi bastante intenso e cheio de alternativas.

A primeira oportunidade foi do Grêmio logo no primeiro minuto: Gustavinho cobrou escanteio da direita, no primeiro pau. Natã se antecipou e meteu a cabeça, mas por sobre o travessão.

Aos 8 minutos, Gustavinho deu o passe para Lian, na direita. No bico da grande área, ele puxou pra canhota e bateu em curva, colocada, no ângulo oposto. O goleiro Lucas chegou a dar um tapa na bola e ela explodiu no poste. No rebote, Cuiabano bateu cruzado, sem perigo. Foi por pouco. 

O Juventude respondeu aos 13 minutos: após cruzamento da direita, Rafinha meteu a cabeça obrigando o goleiro Caíque a fazer boa defesa.

Cinco minutos depois, Cristiano foi ao fundo de campo e rolou para trás onde Jardiel chegava em velocidade. Ele dominou, mas chutou sobre a marcação. No rebote, Mila soltou a bomba e o goleiro caxiense mandou para escanteio.

Era o melhor momento do Grêmio na partida e a superioridade momentânea fez com que todo mundo fosse pra cima em busca do gol.

Após a cobrança do escanteio da esquerda, a zaga do Juventude cortou e acabou armando um contra-ataque fulminante. Após erro de passe, Léo Reis roubou a bola na divisória do campo, avançou sozinho pela direita e só rolou para Rafinha, entrando na área pelo meio, livre. Ele recebeu, dominou e tocou na saída de Caíque. Juventude 1 a 0.

No lance seguinte, aos 25, Léo Reis recebeu outra vez, pela direita, e arrematou da entrada da área. Pra sorte do Grêmio, o chute rasteiro não teve força e Caíque fez a defesa 

Tudo indicava um crescimento do Juventude dentro do jogo, mas o Grêmio buscou o empate na hora certa, aos 29 minutos.

A jogada começou com um lançamento longo de Gustavo Martins achando Lian, na direita. Com velocidade e habilidade, ele driblou da direita para a esquerda, passou por dois marcadores e chutou da entrada da área. A bola bateu na marcação e sobrou à feição para Jardiel. O artilheiro gremista deu um leve toque na saída do goleiro e colocou lá dentro. 1 a 1!

Não demorou muito para o Tricolor voltar a ter o domínio das ações e o gol da virada veio dez minutos depois: Jhonata Robert cobrou escanteio da esquerda, rasteiro. A bola passou por baixo e criou uma confusão dentro da área. Após tentativa de Cuiabano, a bola espirrou pra direita. Ronald levantou no meio e a zaga cortou pra esquerda. Jhonata Robert, que vinha de cobrar o escanteio, nem dominou. Ele chegou batendo forte, de primeira, uma bomba. A bola entrou cruzada, no canto esquerdo. Golaço! Grêmio 2 a 1!

Nos acréscimos , Cuiabano acabou sentindo e deixou o gramado para entrada de Wesley Costa.

Aos 50 minutos, o centroavante caxiense Vitor Gonçalves, recebeu na meia-lua, driblou o marcador e soltou a bomba de canhota, no ângulo direito. Caíque se esticou e fez uma defesa milagrosa garantindo a vitória gremista parcial na primeira etapa.

Com a vantagem no placar, o Grêmio começou o segundo tempo com tranquilidade, administrando o resultado e dominando o jogo. Isso pelo menos até aos 8 minutos, quando Jhonata Robert acabou expulso. O atacante gremista, que já tinha cartão amarelo, reclamou de uma penalidade máxima, mas o árbitro da partida deu simulação do jogador apresentando o segundo cartão amarelo e o vermelho, na sequência, deixando o Tricolor com dez homens. 

Com a vantagem numérica, o Juventude inevitavelmente buscou adiantar as linhas para tentar dar a volta no resultado. Apesar de dar a posse de bola pro adversário, o Grêmio aumentou a força defensiva. 

Aos 17 minutos, Airton Fagundes colocou Caio Araújo e Igor nas vagas de Lian e Jardiel mudando um pouco a formatação tática da equipe.

Aos 24, após cruzamento da direita, a bola atravessou toda a área gremista sem ninguém de verde para colocar pra dentro. 

Dois minutos depois, o cruzamento veio do outro lado. Léo Reis meteu a cabeça e Caíque mandou para escanteio. 

Na cobrança do escanteio da direita, o árbitro acabou vendo o toque na mão de Mila, na disputa. Apesar da reclamação dos jogadores, ele marcou pênalti pro Juventude, aos 29 minutos. Vitinho cobrou de direita, no canto esquerdo, com Caíque caindo pro outro lado. 2 a 2 no placar. 

A igualdade durou apenas dois minutos. Na saída de bola, Gustavinho recebeu no fundo de campo, pela direita. Evitando que a bola saísse, ele cruzou com perfeição, no segundo pau. A bola encobriu o goleiro e Ronald usou sua impulsão para meter de cabeça pro gol aberto. Grêmio 3 a 2! 

O jogo ficou eletrizante! No lance subsequente, o Juventude teve a chance dentro da área pegando a sobra, mas Natã salvou de cabeça antes da linha evitando o empate. 

Nos minutos finais, para segurar o resultado, Airton Fagundes queimou as alterações colocando Paulo e Luizinho nos lugares de Cristiano e Gustavinho.

O Juventude foi pra cima no desespero pra buscar pelo menos o empate e as cobranças de pênaltis. Porém, o Grêmio manteve-se bem postado e, com garra, segurou a vitória comemorando a vaga na semifinal da competição.

O adversário será o São José, de Porto Alegre, que eliminou o Monsoon. O Zequinha, por superar o Grêmio no saldo de gols, joga a segunda partida em seus domínios. A primeira partida já está confirmada para esta quarta-feira, em Eldorado do Sul, só falta a definição do horário.

Fotos: Renan Jardim / Grêmio FBPA


Grêmio:
Caíque; Cristiano (Paulo), Natã, Gustavo Martins e Cuiabano (Wesley Costa); Ronald, Mila e Gustavinho (Luizinho); Lian (Caio Araújo), Jhonata Robert e Jardiel (Igor).
Técnico: Airton Fagundes

Juventude:
Lucas Wingert; Daniel Guedes, Abner, Anderson e Da Rocha; Kelvi (Luiz Fernando), Wesley Hudson, Vitinho, Rafinha, Léo Reis (Tomo Montefiori) e Vitor Gonçalves (Caíque).
Técnico: Adaílton Bolzan 

Grêmio x Juventude - Copa FGF - 24/9/2023