Semifinais

Grêmio sofre o revés para o São José na ida das semifinais pela Copa FGF

Tricolor foi superado por 2 a 1 em Eldorado do Sul

27 SET 2023 16:53 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio arrancou em desvantagem nos duelos semifinais da Copa FGF - Troféu Rei Pelé. No Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, o Grêmio acabou superado pelo São José pelo placar de 1 a 2, com o gol gremista anotado contra por Lucas Cunha. Thayllon anotou duas vezes para os visitantes.

Apesar das fortes chuvas dos últimos dias, o gramado esteve em boas condições para a disputa. A primeira chegada foi gremista, em cobrança de falta frontal batida por Viery. Na forte cobrança a bola desviou na marcação e foi defendida pelo goleiro. Dois minutos depois, Caio Araujo carregou pelo lado esquerdo e fez o cruzamento da intermediária. Josué apareceu como elemento surpresa na área para desviar de cabeça e a bola passou tirando tinta da trave esquerda, para fora.

Aos 10 minutos, o São José teve oportunidade em bola rolada para a marca do pênalti. Karl veio batendo de primeira, mascado, mas a bola passou por cima. Após estas iniciativas no duelo, o confronto ficou mais equilibrado, com as defesas conseguindo suportar as investidas adversárias.

O time visitante conseguiu abrir o marcador aos 22 minutos. O cruzamento veio da esquerda. Dener escorou no centro da área para Thayllon, pelo lado direito. Livre de marcação, na saída do goleiro Felipe Scheibig, só teve o trabalho de bater por baixo para marcar.

A resposta gremista aconteceu aos 25 minutos. Após uma sequência de bolas alçadas na área do Zequinha, a bola caiu na ala esquerda. José Guilherme fez o cruzamento e Lucas Cunha desviou contra o patrimônio na primeira trave. A bola foi em diagonal, sem chances de defesa. 1 a 1!

O Grêmio ainda teve mais duas boas oportunidades. A primeira em cobrança de falta de José Guilherme de canhota, que passou perto do ângulo esquerdo. Depois em jogada individual de Gustavo Gomes pela direita. Ele ganhou em velocidade do zagueiro, invadiu a área rente à linha de fundo. Logo bateu cruzado e a bola passou entre o goleiro Fabio e a trave, cruzando a pequena área, sem ninguém para empurrar para o fundo do gol.

Na etapa complementar, o técnico Airton Fagundes tirou o lateral-direito Igor, que já tinha cartão amarelo, para a entrada de Cristiano. O São José teve uma conclusão de perigo aos oito minutos. Após o cruzamento e o desvio de cabeça na área, teve um último toque de cabeça do atacante adversário, que acabou tirando a bola da direção do gol, passando por cima.

Dois minutos depois o Grêmio chegou em forte chute de fora da área de Kaick. A bola foi quente em direção ao gol e o arqueiro teve que saltar no canto superior esquerdo para espalmar à escanteio, evitando a virada gremista no placar. Aos 15 minutos, o zagueiro do Tricolor Natã recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Em jogada individual pelo lado direito ofensivo, Caio Araujo passou pelo marcador dentro da área e foi derrubado, mas a arbitragem não assinalou a penalidade. Na sequência, Paulo e Jardiel entraram na equipe, para as saídas de Lian e Caio Araujo, respectivamente. Aos 27 minutos, em jogada rápida no comando de ataque do São José, a bola foi invertida da esquerda para a direita da área. O forte chute do atacante foi desviado de mão trocada por Felipe Scheibig para escanteio, evitando o gol.

O São José conseguiu retomar a vantagem no marcador aos 31 minutos, em conclusão no canto direito de Thayllon. Aos 33, o time adversário teve nova chance de marcar na pequena área, mas o último defensor gremista salvou. Por fim, Luisinho e Alysson ingressaram na partida, nos lugares de Gustavo Gomes e Nathan Fernandes.

O Grêmio buscou pressionar nos minutos finais do duelo, porém sem conseguir finalizar com maior perigo ao gol adversário. Aos 45 minutos, Viery arriscou cobrança de falta forte do bico da grande área pelo lado direito, mas passou desviada, para fora. No minuto seguinte, Luisinho arrancou em velocidade no contra-ataque, pela parte central. Logo acionou Jardiel invadindo a área. De primeira ele arriscou o chute, mas errou o alvo, mandando a última chance gremista na partida para fora.

As duas equipes voltam a se enfrentar pelo jogo de volta na próxima quarta-feira, no estádio Passo D'areia, às 15h. Só a vitória interessa para o Tricolor chegar à final da competição.

Escalação: Felipe Scheibig; Igor, Natã, Viery e José Guilherme; Josué e Kaick; Lian (Paulo), Caio Araujo (Jardiel) e Gustavo Gomes (Luisinho); Nathan Fernandes (Alysson).

Técnico: Airton Fegundes.

Fotos: Renan Jardim / Grêmio FBPA

 

Grêmio x São José - Copa FGF - 27/9/23