Vantagem!

Grêmio derrota o Caxias na Serra pela ida nas semifinais do Gauchão

Tricolor bateu o Grená e tem o empate a seu favor para o jogo de volta

16 MAR 2024 18:30 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio arrancou em vantagem na disputa das semifinais do Campeonato Gaúcho, na tarde deste sábado. Atuando no estádio Centenário, em Caxias do Sul, o Tricolor bateu a S.E.R. Caxias pelo placar de 2 a 1. Os gols gremistas foram marcados por Franco Cristaldo e Diego Costa. O time da casa descontou em gol contra de Du Queiroz. A decisão de uma das vagas nas finais fica para terça-feira, dia 26, na Arena do Grêmio.

A partida começou com o campo pesado pela insistente chuva que caiu durante a tarde na Serra. O time da casa buscou pressionar nos primeiros movimentos do confronto. A primeira oportunidade foi em cobrança forte de falta feita por Tomas Bastos aos oito minutos. A bola caiu rápido e passou perto do ângulo esquerdo de Caíque. Dois minutos depois, a jogada rápida foi finalizada em batida firme que Caíque espalmou para dentro da área. No rebote, Geromel se jogou na frente do chute e a bola explodiu no seu corpo antes de sair para escanteio.

Aos 15 minutos, após cobrança de falta lateral da direita, Álvaro apareceu livre na primeira trave para desviar de cabeça e a bola passou perto do poste esquerdo, para fora. Aproveitando o bom momento, aos 17, Emerson Santos arriscou o arremate de fora da área. A bola foi rápida e ainda quicou à frente do arqueiro gremista. Caíque teve que se virar para espalmar a bola para fora. Na batida do escanteio, Cézar Henrique desviou de cabeça. A conclusão quicou no gramado e Caíque deu só o tapinha para a bola sair por cima da meta.

Na primeira investida gremista com maior contundência até então na partida, o Tricolor foi efetivo. Aos 20 minutos, em grande jogada coletiva, Diego Costa recebeu a escorada de cabeça de João Pedro, na direita. Logo percebeu a infiltração de Villasanti e soltou o passe no centro. O paraguaio adiantou em velocidade para rasgar a área, passar pelo segundo marcador e fazer belo cruzamento na marca do pênalti. Franco Cristaldo apareceu livre para testar firme. O goleiro defendeu no susto para frente e a bola caiu nos pés de Cristaldo novamente. Com a perna canhota ele concluiu de primeira no canto baixo do goleiro e a bola acabou entrando. 0 a 1!

Mesmo em desvantagem, o time da casa procurou reagir. Aos 24 minutos, Peu foi ao fundo para cruzar rasteiro na risca da pequena área. Caíque chegou rápido para abafar o desvio e salvar o que seria o gol de empate. A partir daí o duelo ficou mais equilibrado, com as equipes procurando atacar, porém sem maior eficiência.

O Grêmio chegou em batida de lateral de João Pedro na área, aos 34 minutos. Diego Costa escorou para Franco Cristaldo que chegou antes do volante Barba. O marcador fez o tranco nas costas do argentino dentro da área. A arbitragem de frente para a jogada não marcou a penalidade. Três minutos depois, Pepê se livrou da marcação e puxou o contra-ataque. Na intermediária, ele abriu a jogada para Gustavo Nunes, na esquerda. O extrema puxou para o bico da grande área e arriscou o chute rasante de direita, para defesa de Fabian Volpi.

Para a etapa complementar, as duas equipes voltaram para o campo sem trocas. Logo aos três minutos, Gustavo Nunes recebeu pelo corredor esquerdo e centrou o passe para Cristaldo. O argentino girou o corpo e soltou para Villasanti. Ele dominou e arriscou o chute da entrada da área, mas a bola subiu muito e passou por cima. Dois minutos depois, Cristaldo infiltrou pelo meio, buscou a tabela com Diego Costa no pivô. Quando recebeu novamente, puxou para a canhota e, na hora do chute, acabou pegando mal, sem perigo.

Dominante na partida, o Grêmio teve grande oportunidade aos 10 minutos. Mayk fez longo lançamento pelo corredor esquerdo para a velocidade de Diego Costa. Ele engatou a corrida para passar pelo zagueiro, invadir a área e enquadrar o corpo para bater de perna direita. O goleiro Volpi fechou o ângulo para defender com a perna esquerda e evitar o segundo gol gremista.

Aos 20 minutos, o Grêmio chegou em bela tabela de Cristaldo com Diego Costa. Eles trocaram passes e Cristaldo foi derrubado na meia-lua da grande área. Mesmo assim, Diego Costa teve vantagem para passar pelo lateral, invadir a área e ser derrubado. Pênalti claro! Diego Costa foi para a cobrança aos 22 minutos. Com toda a tranquilidade e categoria, ele bateu cruzado e o goleiro caiu no canto oposto. 0 a 2!

As primeiras trocas foram efetuadas pelo técnico Renato Portaluppi. Nathan Fernandes, Dodi e Du Queiroz ingressaram nos lugares de Pavón, Cristaldo e Pepê, respectivamente. O Caxias conseguiu descontar o marcador aos 30 minutos em cobrança de falta lateral, em gol contra de Du Queiroz. O lance foi revisado pelo árbitro ao ser chamado no monitor do VAR por participação do jogador do Caxias que estava impedido. Mesmo assim, o lance foi validado.

Na sequência, JP Galvão entrou na partida, para a saída de Diego Costa. Por fim, Rodrigo Ely foi para o campo na vaga de Gustavo Nunes. O Caxias tentou pressionar em investidas, mas a defesa Tricolor soube suportar as chegadas. Tomas Bastos arriscou forte chute em cobrança de falta aos 44 minutos e a bola passou perto do ângulo de Caíque, para fora.

Aos 49 minutos, após manter a posse no ataque por bastante tempo, o Grêmio pegou a sobra do escanteio e João Pedro carregou para o meio para arriscar o forte chute de canhota. Porém, a batida acabou indo por sobre a meta, na última chance do duelo.

O Tricolor leva a vantagem do empate para o jogo da volta, na Arena da Grêmio. A partida está marcada para terça-feira, dia 26, às 21h.

 

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

 

Caxias x Grêmio - Semifinal Campeonato Gaúcho 2024 - 16/03/2024