LIBRA

CEO da Libra, Silvio Matos, inspira mudanças com a organização da Liga em reunião estratégica com conselheiros do Grêmio

Em reunião promovida pelo Conselho de Administração, o executivo destacou prinicipais pontos do contrato e as vantagens para o Clube

12 ABR 2024 12:43 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio recebeu na noite da última quinta-feira, dia 11, o publicitário e CEO da Liga do Futebol Brasileiro - Libra -  Silvio Matos, em reunião com conselheiros no auditório da Arena. O encontro, promovido pelo Conselho de Administração do Clube, teve como objetivo esclarecer detalhes importantes das negociações com o bloco, iniciadas em 2021 e que culminaram na assinatura do acordo realizada em março. O evento foi aberto pelo presidente do CD, Alexandre Bugin. Ao cumprimentar os vice-presidentes Eduardo Magrisso e José Carlos Duarte, assim como o CEO do Grêmio, Márcio Ramos, o dirigente fez um breve relato sobre o processo continuado na gestão do presidente Alberto Guerra e saudou a iniciativa. “Uma reunião importante em que tínhamos a expectativa de receber mais informações sobre o trabalho que deu origem à Libra”.

Antes de passar a palavra ao CEO da Liga, Márcio Ramos também destacou o currículo do executivo e exaltou o trabalho que ele vem desenvolvendo na condução das negociações em nome dos clubes que fazem parte do bloco. Em sua explanação, Silvio Matos destacou o momento de união entre os clubes e a importância em mudar o rumo da história, em que  as instituições passam a pensar no campeonato nacional: “Todo clube tem a sua soberania, a sua visão estratégica e deve cuidar de seu negócio para extrair o maior valor possível. Mas do ponto de vista do Campeonato Brasileiro, um dos produtos mais valiosos do futebol no mundo hoje, observa-se a relevância em criar uma liga para cuidar exclusivamente dele,” disse.

Matos ainda fez uma defesa sobre a necessidade da organização da Libra frente a um mundo totalmente globalizado e ao domínio das ligas europeias, americanas e, atualmente, a árabe. “Essa transformação é um dos fatores fundamentais pelos quais temos que acelerar as mudanças no futebol brasileiro, começando pela organização da Liga. Trata-se de uma entidade privada que passa a ter um modelo de gestão que se afasta dos condicionamentos políticos, e se volta mais ao produto e ao valor, visando cativar e engajar audiência e fazer ela crescer no Brasil e no mundo”, sublinha o executivo.

Silvio Matos também deu um panorama sobre o status do bloco e as perspectivas para o futuro, além de responder a questionamentos sobre como serão divididas as receitas entre os clubes da Libra e de que forma se chegou ao acerto com a Globo para os cinco anos a partir de 2025.

O contrato com a Libra, considerado histórico entre os clubes brasileiros, garante à Globo a exclusividade nacional para a transmissão dos jogos da Série A do Brasileirão, através de plataformas de TV aberta, fechada, streaming e pay-per-view, de 2025 até 2029. Com um valor total que ultrapassa os 6 bilhões de reais, foi a primeira vez que um bloco uniu forças para negociar coletivamente a totalidade dos direitos de seus jogos como mandantes do Campeonato. Dos mais de 6 bilhões de reais acordados, aproximadamente 1.3 bilhão será pago anualmente, cobrindo os direitos de TV aberta e fechada. Além disso, está previsto um adicional referente às receitas provenientes do pay-per-view. Os valores acordados estão sujeitos a ajustes, dependendo do número de clubes que aderirem à Libra ou eventuais mudanças na composição da Série A.

A distribuição dos recursos foi aprovada durante a assembleia geral da Libra, seguindo uma fórmula equitativa: 40% igualitário, 30% performance e 30% audiência. Adicionalmente, será destinado um repasse de 3% do valor total para os clubes da LIBRA que estiverem competindo na Série B, como incentivo à competitividade no cenário nacional.

Foto: Guilherme Testa